Eu Fico em Silêncio - David Ouimet

24 de fevereiro de 2021

Título: Eu Fico em Silêncio
Autor: David Ouimet
Editora: Companhia das Letrinhas
Gênero: Quadrinhos
Ano: 2021
Páginas: 56
Compre: Amazon
Nota:★★★★☆
Sinopse: Um livro ilustrado emocionante para leitores de todas as idades que faz uma linda homenagem aos livros e à esperança que as histórias nos trazem. Uma garota tímida e introvertida se sente deslocada no mundo tão barulhento em que vivemos. Mas o poder da imaginação e o conforto dos livros podem trazer a esperança de que sua voz finalmente seja ouvida…
Nesta história emocionante para pequenos e grandes leitores, somos convidados a refletir sobre nosso lugar no mundo e o poder transformador que uma boa história pode ter na vida de alguém.

Resenha:
 Eu Fico em Silêncio, do autor David Ouimet, traz a história de uma garotinha bastante introvertida que se esforça diariamente para ser ouvida em meio a uma multidão de alienados que aparentam ser o que não são. Ela, então, encontra refúgio nos livros, e percebe que existe, sim, um lugar onde ela jamais vai se sentir sozinha, e vai poder fazer valer sua voz, até descobrir que isso pode ser feito dentro ou fora das páginas...

As ilustrações remetem a algo industrial, sombrio e melancólico, onde todos os personagens parecem estar vivendo numa distopia, com um padrão de comportamento robotizado e automático, como se só existisse uma maneira de ser e agir.



O estilo da obra lembra livrinhos infantis, mesmo que eu não tenha achado nada infantil, com pequenas frases soltas pelas páginas cobertas por grandes ilustrações, que são escuras e meio assustadoras, e representam bem a mesmice, algo que lembra uma fábrica de educação onde todos usam máscaras iguais. Ilustrações e frases soam poéticas, evocativas e fazem uma boa combinação, além de transmitir o sentimento ao qual todos alí estão condicionados. A ideia de alguém que vive em silêncio sem poder se expressar é bastante relevante e atual, mas talvez pelo toque escuro dessas ilustrações, não nego que existe um quê de opressão.

Eu Fico em Silêncio é um livro ilustrado com apenas 56 páginas, mas que consegue transmitir uma mensagem bastante profunda sobre ter coragem e esperança, sobre se encontrar, sobre ser a mudança, e sobre se descobrir. Ser introvertido e permanecer em silêncio diante de várias questões é direito de todos, mas, querer ser ouvido quando se tem algo a dizer, também.

0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário