25 de junho de 2018

Anota aí #4 - Por que ter um blog?


Por sempre gostar muito de ler e escrever, desde meus 15 ou 16 anos de idade, eu já gostava de ter algum blog pessoal para falar sobre meus gostos, experiências e afins. Mas, por não ter um foco fixo sobre um determinado assunto, esses blogs acabavam sendo abandonados e esquecidos (tanto que sequer me lembro dos endereços deles).

Até que em 2012, decidi que iria criar um blog literário para poder falar de livros e, quem sabe, reunir pessoas com os mesmos interesses que os meus... Pessoalmente, eu não conhecia ninguém tão fã de leitura para poder trocar ideias, e não custava nada tentar buscar por isso na internet.
Eis que surgiu o Livros e Chocolate, que começou de uma forma bem amadora mas que com o tempo foi amadurecendo, investindo na boa aparência, na melhoria das resenhas e demais artigos, e num conteúdo organizado sobre esse hobbie tão gostoso que é o da leitura.

Seis anos depois, cá estou eu sem deixar a peteca cair, e por mais que minha realidade e rotina tenham mudado demais de 2012 até agora, o que acabou me fazendo não estar tão presente ou não fazendo postagens com a frequência de antes, não penso em largar o blog, pois querendo ou não, é meu cantinho, minha terapia e minha válvula de escape para os estresses cotidianos da vida de adulto.

Então, caso você já tenha ou pretende ter um blog, deixo aqui algumas dicas que podem ajudar nessa conquista (sim, é uma conquista ter seu cantinho onde você pode escrever o que quiser e quando quiser):

1 - Plataforma

Existem várias plataformas para se manter o blog, desde o Blogger, que é gratuito e bem intuitivo, até o Wordpress, que oferece ferramentas profissionais. Existem outros, mas esses dois são os mais conhecidos hoje em dia.

Qualquer plataforma permite que você contrate um domínio para remover o nome dela no endereço, assim um endereço "meublog.blogspot.com", ou "meublog.wordpress.com" se torna "meublog.com.br". É exclusivo, mais fácil de lembrar e mais profissional também.

Sendo assim, a Hostinger oferece vários serviços bacanas como registro de domínio, hospedagem otimizada, suporte ao cliente e muito mais para plataformas como Wordpress, num preço bem em conta pra quem quer investir num blog ou site, e inovar na internet.
Confiram esse tutorial de exemplo: Como criar um site

2 - Remuneração

Ter um espaço na internet abre caminho pra diversas situações, desde aprimorar suas habilidades em escrita até te tornar um empreendedor do seu próprio negócio, tudo vai depender do assunto que você vai abordar, e a forma como vai levar isso ao público.

Quando o blog começa a ter acessos consideráveis e se torna relevante em meio ao público, é possível ganhar com publicidade de terceiros, comissões pelas vendas de determinados produtos, prestar serviços que envolvem design, escrita, cursos e afins, conseguir parcerias com empresas e outras infinidades de benefícios. Só se lembrem que nada vem fácil ou de graça, e para isso é preciso investir em boa aparência, bom conteúdo e boa divulgação.

3 - Relacionamento

Ao criar um blog para falar sobre algum assunto, é certo que você atrairá a atenção de pessoas com os mesmos interesses que os seus. Isso poderá gerar discussões acerca do tema quando as pessoas comentarem seus textos e transmitirem suas opiniões sobre o que acabaram de ler. Seu blog pode acabar se tornando referência sobre o assunto, e se se tratar de alguma marca com objetivo de vendas, as pessoas sempre vão se lembrar de você se o relacionamento for amigável e cordial. Seja legal com seus leitores! É possível que dele surjam amizades maravilhosas que levamos para a vida!

4 - Foco no tema

Independente do tema que te agrada, o ideal é apostar num determinado nicho para manter o foco. Se você quer falar sobre filmes, não faz muito sentido começar a falar sobre maternidade, receitas culinárias e afins. Tudo bem que é possível organizar o blog por categorias e falar de tudo um pouco, mas quando o foco é um só, as chances de atrair pessoas interessadas naquele assunto é maior, assim como o crescimento e o sucesso do blog.

5 - Um ótimo hobbie

É comum que quem decida ter um blog goste de escrever, e tenho certeza que escrever não é só uma ótima prática para quem ter algo de relevante para falar, para desabafar de alguma forma e distrair a cabeça dos problemas do dia-a-dia, mas também uma excelente terapia. Assim, por mais que o blog possa ser algo relacionado a vida profissional, ele também é super útil na vida pessoal. Já passei por momentos difíceis e afirmo com toda a certeza que saber que eu poderia vir aqui para escrever o que quisesse, e quando quisesse, foi o que levantou e me deixou respirar tranquila.
Só se lembre que, independente do tema do blog, sempre faça com alegria e tenha paciência para esperar pelos frutos a serem colhidos. Quando algo se torna obrigação ou causa mais frustração do que satisfação, deixa de ser prazeroso e começa a se tornar um fardo, e nesses casos é melhor avaliar se realmente esse é o momento ideal de se criar ou manter um blog.


Espero ter dado uma luz com essas pequenas dicas e aproveitem!

2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. Eu amo blogs! Não é a toa que tenho um :D mas sinto que muitas pessoas deixaram de blogar para gravar vídeos, não que isso é ruim, afinal eu também curto vários canais com bons conteúdos, mas dá uma sensação que os blogs estão ficando meio esquecidos, então posts como esses são ótimos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tenho o meu blog há 8 anos e adoro o meu cantinho. Meu blog é de lifestyle, então tem um pouco de cada coisa, mas é focado em livros, organização e maternidade. Eu gostei bastante das suas dicas. Estou precisando atualizar algumas coisas no blog, dar uma mexida no layout, mas acho que essas coisas nunca param de acontecer.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir