LC Otimizado e Responsivo!

8 de abril de 2019


Oie, gente! Quem ainda acompanha o bloguito e lê os resumos mensais já deve ter percebido o tanto que minha vida anda corrida, e o quanto ando cansada e mais pra lá do que pra cá. Esse é o principal motivo de eu não conseguir atualizar o blog diariamente e nem ler tantos livros como fazia antigamente. Mas olha que eu me esforço, heim.
Tem gente que sabe, mas tem gente que ainda não, mas além de dona de casa e mãe, o que já consome todo o tempo que tenho e não tenho, eu também trabalho em casa como webdesign, fazendo layouts pra blogs, artes em geral, e também escrevo artigos pra uma revista trimestral distribuída em BH sobre maternidade, filhos e comportamento em geral. Porém com o auge do Instagram e do Youtube, e com a correria do dia a dia, acaba que as pessoas parecem terem perdido o interesse por blogs como era há uns anos, e a procura por serviços de design pra essa área acabou caindo bastante.

Ainda assim, eu continuei oferecendo esses serviços apesar da pouca procura, mas por causa da minha correria eu não tinha tanto tempo pra poder pesquisar e estudar sobre as melhorias que começaram a ser exigidas com o passar do tempo. E com o uso do celular pra esses tipos de acesso só crescendo, eu não conseguia acompanhar essa "evolução", porque tornar um template responsivo requer praticamente o trabalho e tempo gasto em dobro e, o Blogger, apesar de ser cheio de facilidades e ser gratuito, também tem muitas limitações que outras plataformas pagas, como o Wordpress, não tem. Acaba sendo preciso adaptar muitas coisas e até fazer algumas gambiarras malucas pras coisas funcionarem.

Mas nesse final de semana, quando eu estava terminando de codificar um layout pra por a venda, eu pensei "será que deixar essa benção responsiva vai ser muito difícil?" E, como a boa autodidata que sou, pesquisei, testei, fucei, fiquei morta por ir dormir 4hrs da manhã, mas finalmente consegui aprender o básico, apesar de ainda estar pegando o jeito. Antes tarde do que nunca, né? Daí aproveitei e comecei a transformar o template do LC numa versão responsiva e resolvi fazer algumas pequenas mudanças em alguns detalhes visuais, e ajustes pra tornar a navegação mais leve e com uma taxa de rejeição nos acessos menor devido a falta da responsividade. Precisei tirar algumas funcionalidades devido a incompatibilidade e outros que andavam pesando o carregamento, mas acho que isso é o de menos.

Ainda estou fazendo alguns ajustes, editando as postagens para mudar algumas imagens, então peço um pouquinho de paciência, mas uma hora eu finalizo tudo e fico livre. O que eu não queria era mudar o layout por completo pra evitar perder a identidade do blog, então só fiz algumas pequenas mudanças, mas a essência ainda tá aí, como vocês podem ver.
Espero que essa mudança seja positiva e que melhore a experiência na nossa navegação.


1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário

  1. O layout ficou lindo, realmente hoje em dia não da pra ficar sem layout responsivo que fique perfeito no celular ou em monitores maiores ;)
    Beijos
    www.quasemineira.com.br

    ResponderExcluir