31 de março de 2014

Caixa de Correio #25

Oie, gente!
Antes de mostrar o que chegou pra mim ao longo de março, queria pedir desculpas pela ausência. Além de ter tido problemas com a internet ainda tive uns compromissos e não consegui arrumar tempo pra postar nada! Sorry por isso :/

Bora ver o que chegou então?

25 de março de 2014

O Tesouro da Encantadora - Caroline Carlson

Lido em: Março de 2014
Título: O Tesouro da Encantadora - A Quase Honrosa Liga de Piratas #1
Autora: Caroline Carlson
Editora: Seguinte
Gênero: Infantojuvenil/Fantasia
Ano: 2014
Páginas: 400
Nota:
Sinopse: Há muitos anos, quando objetos mágicos eram tão comuns quanto panelas nos lares de Augusta, a magia era controlada por uma feiticeira muito poderosa: a Encantadora das Terras do Norte. Certo dia, cansada de sofrer ataques de cidadãos que queriam usar os poderes de maneira ilícita, ela resolveu se vingar: recolheu a maioria dos itens mágicos do reino e desapareceu, deixando os cidadãos sem notícias de seu paradeiro nem desse magnífico tesouro. Anos depois, quando Hilary Westfield decidiu que queria ser pirata, nem imaginava que estava prestes a participar da caça ao maior tesouro de todos os tempos. Afinal, tudo o que a preocupava era fugir da Escola da Senhorita Pimm para Damas Delicadas, onde as jovens da alta sociedade aprendiam a valsar, desmaiar e se comportar à mesa. Hilary não via utilidade nenhuma naquelas lições e queria se juntar à Quase Honrosa Liga de Piratas. Qualificações não lhe faltavam, mas a Liga não admitia garotas em sua equipe de algozes e pilantras. Decidida a partir para alto-mar a qualquer custo, Hilary responde ao anúncio de um pirata autônomo em busca e membros para sua tripulação. De repente, ela se vê no meio de uma aventura marítima em busca do tesouro mais valioso do reino: o tesouro da Encantadora. Para encontrá-lo, ela contará com um mapa sem X e precisará enfrentar o vilão mais traiçoeiro — e surpreendente — de todos os mares.

Resenha: O Tesouro da Encantadora é o primeiro volume da série A Quase Honrosa Liga de Piratas, escrita pela autora Caroline Carlson e lançada no Brasil pela Seguinte.
Nele conhecemos uma garotinha que pode ser considerada uma incrível, atrevida e corajosa heróina, Hilary Westfield. Ela faz parte da alta sociedade de Augusta, uma cidade cuja magia já esteve no auge há muitos anos atrás, quando ficou em poder da Encantadora das Terras do Norte. Porém, com tantos oportunistas tentando usar a magia de forma ilícita, a Encantadora sumiu e levou a magia consigo. Ninguém nunca mais soube de seu paradeiro.
Logo no início da história, nos deparamos com Hilary bastante insatisfeita e enfurecida por ter feito sua inscrição na Quase Honrosa Liga de Piratas (QHLP) e ter sido rejeitada pelo simples fato de ser uma menina! Então, a Escola de Aprimoramento da Senhorita Pimm para Damas Delicadas, sob direção de Eugenia Pimm, último lugar do mundo para o qual ela gostaria de ir, foi seu destino e, lá, ela seria forçada a aprender tudo o que uma dama delicada e virtuosa precisa para agir como tal, tendo aulas de crochê para iniciantes, balé aquático, valsa e outras aulas do tipo. Mas ser uma pirata é o sonho da vida de Hilary e, em companhia de sua gárgula mágica, ela vai fazer de tudo para se tornar uma bastante temível de um jeito ou de outro. E sua oportunidade chega quando ela se depara com um anúncio de um pirata a procura de tripulantes. Hilary foge da escola e vai contra as ordens e regras do seu próprio pai, o almirante da Marinha Real, para ir em busca do tesouro mágico da Encantadora. Esqueçam do ouro e das pedras preciosas (não que isso não seja tentador), mas aqui os piratas querem itens mágicos! Afinal, são muito mais valiosos e interessantes....

Com uma narrativa feita em terceira pessoa, bem fácil, muito fluída e com um humor contagiante, O Tesouro da Encantadora é o tipo de leitura que prende o leitor através de uma paródia muito criativa da pirataria com todos aqueles piratas caricatos, sem muita complexidade e propositalmente vigaristas, pilantras e salafrários que se deparam com problemas mais divertidos do que perigosos, juntamente com a ideia da educação exagerada das donzelas que deveriam ser indefesas até Hilary aparecer com seu propósito de se tornar uma pirata deixando todos horrorizados e perplexos.
Para dar um ar ainda mais divertido e agradável à história, o livro é recheado de cartas, formulários, documentos e trechos onde personagens se correspondem (às vezes sem sucesso já que o carteiro não se arrisca a ir em certos lugares perigosos devolvendo a carta em questão para seu remetente) ou tem acesso a notícias ou informações "muito importantes" e descritas de forma super engraçadas e malucas sobre o assunto do momento.
Uma coisa que achei muito bacana foi que o livro quebra vários estereótipos que a sociedade impõe ao gênero masculino ou feminino deixando claro que nem sempre um suposto herói tem intenções boas em vez de traiçoeiras, uma menina não necessariamente precisa se comportar como uma dama indefesa para ser menina e piratas podem muito bem ser engraçados e amistosos em vez de completos vilões ordinários.
Mesmo que o livro faça o gênero fantástico e infantojuvenil, é diversão na certa pra leitores de todas as idades!
Adorei acompanhar cada personagem rindo com todos eles (e também de todos eles) com tantos trocadilhos infames, me senti em meio a aventura em alto-mar, me surpreendi com várias revelações e acontecimentos inesperados e quero uma gárgula de estimação já!
O Tesouro da Encantadora é diversão garantida desde a primeira página! Me conquistou como nenhum livro do gênero me prendia há muito tempo... Vai encantar crianças, de fato, mas vai fisgar um leitor mais velho com toda a certeza assim como me fisgou.


Novidades de Março - Rocco

Hanns & Rudolf – O judeu-alemão e a caçada ao Kommandant de Auschwitz - Thomas Harding
Em Hanns & Rudolf, o jornalista britânico Thomas Harding apresenta um detalhado estudo sobre personagens-chave e pouco conhecidos da Segunda Guerra Mundial. O livro é a biografia cruzada de Hanns Alexander, judeu-alemão que liderou uma caçada aos nazistas a serviço do exército britânico, e Rudolf Höss, fazendeiro e soldado que se tornou o comandante-chefe de Auschwitz, o maior campo de extermínio de judeus durante o conflito. Finalista do prêmio Costa na categoria biografia, Hanns & Rudolf teve excelente cobertura da imprensa e figurou em importantes listas dos mais vendidos nos EUA e na Europa.




Altos Voos e Quedas Livres - Julian Barnes
Em seu mais recente livro, o prestigiado escritor inglês Julian Barnes parte dos primórdios do balonismo – tendo como ponto de partida as histórias do coronel inglês Fred Burnaby, da atriz francesa Sarah Bernhardt e do fotógrafo Félix Nadar – para chegar a um testemunho contundente sobre o luto. Vencedor do Booker Prize por O sentido de um fim, também publicado pela Rocco, o autor apresenta, em Altos voos e quedas livres, um comovente relato sobre a dor que se seguiu à morte de sua mulher, em 2008, e mistura, com sua prosa elegante, ensaio, ficção histórica e autobiografia.




A Rainha Descalça - Ildefonso Falcones
Depois de A Catedral do Mar e A mão de Fátima, romances históricos que se tornaram bestsellers na Europa, o escritor espanhol Ildefonso Falcones brinda os leitores com mais uma obra de fôlego. A rainha descalça acompanha a saga de Caridad, uma ex-escrava cubana que aporta em Sevilha, na Espanha, em 1748. Livre, porém fragilizada diante de sua condição, ela é acolhida por um clã cigano e inicia uma intensa amizade com a jovem cigana Milagros, dando início a uma trama recheada de paixões e intrigas na Europa do século XVIII, marcada pelas transformações culturais, pela perseguição aos povos tradicionais e pela intolerância.




A Menina de Véu - Natália Nami
“O evidente domínio da arte literária avulta já no primeiro capítulo”, afirma Godofredo de Oliveira Neto na orelha de A menina de véu. De fato, o segundo romance de Natália Nami pela Rocco reafirma o talento da escritora e tradutora fluminense, autora de O contorno do sol e de contos premiados. Alinhavando as memórias da protagonista Lígia – uma mulher marcada pela falta de afeto que deposita o amor que lhe resta na única filha, Teresa –, a autora explora os meandros da memória e prende o leitor numa envolvente trama de mistério, amores mal resolvidos e ressentimentos.




A Menina de Nome Enfeitado - Míriam Leitão
Depois de sua bem-sucedida estreia na literatura infantil com A perigosa vida dos passarinhos pequenos, a premiada jornalista e escritora Míriam Leitão apresenta seu segundo livro para crianças, A menina de nome enfeitado. A obra, que traz belas ilustrações de Alexandre Rampazo, se passa em um sítio onde tia e sobrinha brincam com as letras para falar às crianças do mundo mágico da leitura. Com esta pequena fábula sobre as curiosidades da linguagem falada e escrita, a autora demonstra a mesma habilidade com as palavras que possui quando escreve sobre economia e outros assuntos de “gente grande”.



Eu nunca... – The Lying Game #2 - Sara Shepard

Autora da bem-sucedida série Pretty Little Liars, Sara Shepard mostra que sabe mesmo prender a atenção dos adolescentes com histórias que mostram o lado obscuro de garotas bonitas e cheias de segredos. Segundo volume de sua outra série de sucesso, The Lying Game, Eu nunca... traz a jovem Emma Paxton vivendo sob a identidade de sua irmã gêmea morta. Mas quanto mais revira o passado de Sutton para descobrir quem a matou, mais a vida de Emma está em perigo. Afinal, todos a sua volta são suspeitos, nesta intrincada trama de mistério, intrigas, romance e reviravoltas.

Novidades de Março - Novo Século

Real - Livro 01 - Katy Evans
Remington Tate tem a reputação de ser um bad boy, dentro e fora. É conhecido também pelo corpo escultural e pelo poder, sexy e selvagem, que emana de cada gota de suor, levando toda e qualquer mulher que o veja a um verdadeiro frenesi. Em seus olhos, brilha um desejo brutal, devastador e real. Brooke, uma especialista em fisioterapia esportiva, é contratada para manter aquele corpo funcionando como uma máquina mortal. Esse parecia ser seu emprego dos sonhos, mas, ao circular pelo perigoso circuito de lutas clandestinas com Tate e sua equipe, Brooke passa a ser dominada por um novo sentimento, um fogo e uma necessidade com os quais ela não sabe lidar. O que começa com um simples flerte pode virar uma obsessão sexual incontrolável. Terríveis segredos serão revelados, e Brooke deverá lutar para manter-se sã, discernindo o que há de real e o que é pura ilusão em seus próprios sentimentos.

Uma Próspera História de Amor - Catherine Ponder
Neste livro, que conta a história de Catherine Ponder, você acompanhará o caminho da ministra, desde a sua juventude pobre até sua vida de sucesso e prosperidade na Califórnia. Aprenderá, ainda, a conquistar o amor e o bem-estar por meio da oração. A autora, em sua biografia, ensina o caminho do sucesso e da felicidade por meio do amor e da oração. Prospere em todos os aspectos de sua vida! Deseje o amor a todos os que o cercam!







Teia de Traições - Trilogia Merlin - Livro 03 - M. K. Hume
Assim termina a jornada do lendário mago Merlin, uma história de lealdade, sacrifício e traições. Retornando a sua terra natal, Myrddion Merlinus encontra uma nação dominada pelo medo e pelo caos. A Britânia está imersa em uma guerra sanguinária contra os invasores saxões, e Myrddion, obrigado a jurar total obediência para salvar a vida de seus companheiros, coloca seus dons de curandeiro a serviço do Alto-Rei, Ambrósio, um homem sábio e justo. Mas as malhas do destino farão esse conselheiro dos reis responder a um novo senhor: o grande Uther Pendragon, que fará tudo para que as habilidades de Myrddion o aproximem cada vez mais de seus objetivos – e o afastem de sua própria loucura. Em um terrível jogo de sofrimento e sacrifício, o curandeiro deverá mais uma vez lutar por sua sobrevivência e pela glória de seu povo, tendo apenas como consolo sua própria profecia de que tudo aquilo não será em vão.

Nós Somos Anonymous - Por Dentro do Mundo dos Hackers - Parmy Olson
Eles acreditavam que toda informação deveria ser livre, e eram capazes de invadir seu site se você discordasse disso. Combatiam o sistema e toda forma de governo imposta. Alegavam que não se tratava apenas de um grupo organizado, mas sim de pessoas dispostas a "tudo ou nada". A descrição mais próxima seria uma "marca", um "símbolo", um "coletivo". Suas poucas regras eram como aquelas do "Clube da Luta": não fale sobre o Anonymous, não revele sua verdadeira identidade e não ataque a mídia. Naturalmente, o anonimato dava a eles a liberdade de cometer certos delitos, como invadir servidores privados, roubar dados secretos de uma empresa, derrubar um site e depois devolvê-lo, completamente desfigurado. Algumas destas ações poderiam, inclusive, ser consideradas crimes, condenando-os à prisão por dez anos ou mais. 

Revelada - House of Night - Livro 11 - P.C Cast e Kristin Cast
Neferet está agora mais poderosa do que nunca, e sua busca por vingança ameaça as vidas não apenas de Zoey e seus aliados, mas de toda a humanidade. O caos impera em Tulsa, e todos passam a culpar a Morada da Noite por isso. Poderá Zoey impedir os planos terríveis de Neferet a tempo, antes que seu ódio possa desencadear uma guerra de consequências devastadoras? A série House of Night é um dos maiores fenômenos do mercado editorial, tendo alcançado a primeira posição na lista dos mais vendidos em países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, mantendo-se na lista de best-sellers do The New York Times por cerca de 150 semanas consecutivas. Agora, no penúltimo capítulo dessa aclamada série, a ação é ainda mais eletrizante, e os riscos são ainda maiores na batalha de Zoey e de seus amigos para proteger sua escola – e seu lar – da destruição. Ao mesmo tempo, os cativantes personagens criados por P. C. e Kristin Cast têm de lidar com seus sentimentos, com o jogo de amizades e traições e com o dia a dia entre as paredes da Morada da Noite. 


23 de março de 2014

Novidades de Março - Arqueiro

As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch
Camorr é uma cidade dividida entre a rica nobreza que vive em suntuosas chácaras e as gangues de ladrões que coalham as ruas. Para estabelecer a ordem, é firmado um acordo entre os dois maiores governadores, intitulado a Paz Secreta, para proibir que qualquer um da elite seja roubado. Só que os Nobres Vigaristas não gostam de seguir as regras. Liderados pelo Padre Correntes, seus integrantes são treinados para se in filtrar entre os nobres e dar golpes desconcertantes, sem o conhecimento de seus superiores. Ao receber um novo órfão para cuidar, o sacerdote enxerga nele um potencial enorme para a vida no submundo. Com apenas 5 anos, Locke Lamora já conseguiu feitos que ladrões bem mais experientes ainda não alcançaram. Arduamente preparado para a carreira na pilantragem, ele se torna o líder da gangue e dá prosseguimento às elaboradas armações que fizeram sua fortuna, sempre se valendo do humor e da audácia. Porém uma série de mortes aterroriza os ladrões de Camorr. Elas são atribuídas ao sanguinário e ambicioso Rei Cinza, que visa derrubar o ma fioso Capa Barsavi e eliminar qualquer um que tente impedir sua escalada de poder – especialmente uma gangue que já conseguiu ludibriar toda a cidade. De repente, o grupo de Locke se vê ameaçado por um rival que parece ser indestrutível e saber tudo sobre suas vidas. Mais do que nunca, Locke Lamora precisa pôr em ação suas mentiras para que nenhum deles morra. Com uma trama recheada de reviravoltas imprevisíveis, Scott Lynch constrói personagens incríveis e um cenário fascinante que mergulham o leitor em um mundo fantástico e inesquecível.

Uma Carta de amor - Nicholas Sparks
Uma garrafa jogada no oceano pode passar centenas de anos viajando ao sabor das ondas sem nunca parar em terra firme. Porém, certa vez, o destino quis que uma em especial chegasse à costa algumas semanas depois de ter sido lançada ao mar. Theresa Osborne, uma colunista de um jornal de Boston divorciada e mãe de um menino de 12 anos, a encontra durante suas férias no litoral. Dentro do recipiente, há uma linda carta apaixonada. Para Garrett, o remetente, a mensagem é o único modo de expressar seu amor eterno pela mulher que perdeu. Para Theresa, descrente desse sentimento desde que o marido traiu sua confiança, o texto levanta questões que a intrigam. Movida pelo caráter misterioso da situação, ela empreende uma longa pesquisa e descobre não só a identidade completa de Garrett, mas também onde ele mora, e resolve ir atrás dele. Quando os dois se conhecem, imediatamente nascem um interesse e uma afinidade mútuos, que podem ser a chance de que ambos precisavam para se libertar do passado e reencontrar a felicidade. Uma carta de amor fala da dilacerante fragilidade das relações e, ao mesmo tempo, de seu imenso poder. É uma história sobre esperança, superação, desejo e as escolhas que mais importam na vida.

Jogos do prazer - Madeline Hunter
A bela Roselyn Longworth já aceitou seu destino. Depois que o irmão fraudou o banco em que era sócio e fugiu do país levando o dinheiro dos clientes, suas finanças ficaram arruinadas, assim como suas chances de conseguir um bom casamento. Por isso foi fácil acreditar nas falsas promessas de amor de um visconde. Mas a desilusão não demorou a chegar: quando Rose não se sujeitou a seus caprichos na cama, o nobre se vingou leiloando-a durante uma festa em sua mansão. Ela acredita que o destino lhe reserva um fim trágico. Ainda mais ao ser arrematada por Kyle Bradwell, um homem que venceu na vida pelo próprio esforço, mas não é bem-vindo nos círculos mais exclusivos. Mas a jovem é surpreendida pela atitude dele, que a trata com um respeito e uma gentileza que ela não recebia desde antes do escândalo envolvendo o irmão. Quando Rose finalmente descobre o que está por trás do comportamento de Kyle, é tarde demais: já foi fisgada pelo homem que conhece seus segredos mais íntimos.

20 de março de 2014

Promoção - Feliz Aniversário Sangue Com Amor #3


Para Comemorar os 3 anos do Blog Sangue com Amor, blogs amigos se juntaram para comemorar esta festança.
Querem saber quem ganha? Vocês!

A promoção será feita pelo Facebook! São vários livros e muitos mimos para presentear 3 leitores sortudos.

Para concorrer a estes incríveis prêmios leiam as regras:
- Curtir as fanpages dos blogs participantes: Sangue com Amor | Livros e Chocolate | Apaixonadas por Livros | Arca Literária | Stories and Advice | Doce Insensatez
- Curtir e Compartilhar o banner da promoção no facebook
- Marcar 5 amigos(as) para virem participar da promoção

Observações:
- Perfis Fakes não serão aceitos. Caso seja constatado que o perfil é falso, este será desclassificado sem aviso prévio
- Em caso do não cumprimento de uma das regras, o sorteado será desclassificado sem aviso.
- Residir ou ter endereço de entrega no Brasil
- Cada blog/fan page é responsável pelo envio do premio que cedeu. Qualquer ocorrência entrar em contato com o blog/fan page responsável pelo premio cedido para esta promoção.
- O prazo para envio dos prêmios é até 45 dias após anúncio do resultado.
- Os ganhadores serão contatados por mensagem inbox e terão até 24 horas para responder com o endereço. Caso não ocorra, será feito um novo sorteio.

Lembrando:
1º Ganhador: Trilogia Escuridão, Sombra e Luz  (cedido pelo Sangue com Amor + Kit de Marcadores cedido pelo Arca Literária)
2º Ganhador: Livro Reféns da Obsessão (cedido pelo Apaixonadas por Livros + Kit de Marcadores e Livretos cedidos pelo Doce Insensatez)
3º Ganhador: Livro Postais do Coração (cedido pelo Stories and Advice + Kit de Marcadores e Marcador de página especial cedido pelo Livros e Chocolate)

- Promoção começa em 19/03/2014 e termina em 19/04/2014.
- O sorteio sera feito via Random.org

BOA SORTE!

19 de março de 2014

Novidades de Março - Galera Record


Canção da Lua - Diários do Vampiro: Caçadores - Livro 2 - L. J. Smith
Após lutar com os kitsune e escapar dos horrores da Dimensão das Trevas, Elena está prestes a embarcar numa nova jornada: ir estudar em Dalcrest College, a universidade onde seus pais se conheceram. Tudo parece estar indo bem. Seu relacionamento com Stefan está melhor do que nunca e Damon aparenta estar mudado, mais calmo e se dando bem com todos. Só que quando estudantes começam a desaparecer misteriosamente do campus, todos se tornam suspeitos. Principalmente depois que Elena descobre um segredo escondido há muito tempo.




O Sacrifício - Hex Hall - Livro 03 - Rachel Hawkins
Neste terceiro volume de Hex Hall, Sophie Mercer, com seus poderes reprimidos pelo Conselho dos Prodígios e mais vulnerável do que nunca, deve impedir a guerra épica que se aproxima. O único feitiço capaz de ajudar Sophie a recuperar os seus poderes está bem guardado no Hex Hall, onde tudo começou, protegido pelas malignas irmãs Casnoff. Acompanhada de sua melhor amiga-vampira Jenna, seu namorado Archer, seu noivo Cal (sim, a vida amorosa dela é complicada), e uma fantasma pentelha, Sophie travará uma batalha contra um exército de demônios. Mas mesmo com seus melhores amigos e aliados, o destino de todos os Prodígios está nas mãos dela, e somente dela.


O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare, Joshua Lewis
A Clave tem o prazer de anunciar a mais nova edição no mais antigo e famoso manual dos Nephilim: o Shadowhunters’ Codex. Desde o século XIII, o códex vem sendo o mais jovem amigo de todo Caçador de Sombras. Quando você está cercado por demônios, é muito fácil esquecer os pontos mais obscuros da linguagem demoníaca ou a maneira mais rápida de parar um ataque de demônios Raum. Com o códex, entretanto, você nunca vai precisar se preocupar.
Agora em sua vigésima sétima edição, o codex abrange tudo: a história e as leis do nosso mundo; como identificar, conviver com, ou se preciso, matar a maioria dos coloridos habitantes deste mundo; qual ponta da estela você deve usar para se marcar. Suas tentativas de matar um vampiro ou um feiticeiro não serão mais atrasadas por intermináveis perguntas de seus recrutas: O que é um Pyxis? Por que não usamos armas de fogo? Se não posso ver um símbolo de um feiticeiro, há alguma forma educada de perguntar a ele onde a marca está? Onde conseguimos toda nossa água benta? Apostilas de geografia, história, magia e zoologia, todas juntas em uma só, o codex está aí para ajudar novos Caçadores de Sombras a navegar no belo, às vezes brutal, mundo que habitamos.
E para ninguém dizer que a Clave está desatualizada, ou, como dizem os jovens Caçadores de Sombras, “careta”, essa nova versão do Codex estará disponível não só na versão com a ligação de pele de demônio fechada magicamente, mas, também, numa versão moderna, usando todas as mais novas e emocionante técnicas de impressão atuais, incluindo alguns novos recursos, como uma capa firme feita de tecido, um revestimento à prova de poeira e informações sobre título, autor, editora, e muito mais escritos na capa. Você vai gostar de saber que ela cabe perfeitamente na maioria das mochilas e, ao contrário das antigas edições, ela não desliga mais sistemas de segurança.
As antigas gravuras também foram substituídas: em vez delas, você vai encontrar pródigas ilustrações feitas por alguns dos mais brilhantes artistas. Criaturas, armas, pessoas e lugares foram cuidadosa e precisamente descritos por Rebecca Guay, Charles Vess, Jim Nelson, Theo Black, Elisabeth Alba e Cassandra Jean. Os capítulos são graciosamente introduzidos pelos desenhos de Michael Kaluta, e durante o resumo do clássico de 2.450 páginas, A História dos Nephilims, você vai encontrar uma seleção das melhores e mais adoráveis ilustrações do volume por John Dollar.

As Herdeiras - Herdeiras - Livro 01 - Joanna Philbin
Desajeitada e doida por literatura, Lizzie não poderia ser mais diferente de sua mãe, Katia Summers, a supermodelo mais famosa do mundo. Acostumada aos flashes de paparazzi e aos muitos admiradores de sua mãe, a menina sabe como ninguém como é não ser notada. Mas ela não está sozinha. Suas duas melhores amigas também sentem na pele como é ter pais famosos. Carina Jurgensen tem um magnata de telecomunicações como pai, enquanto Hudson Jones é filha da cantora pop Holla. Mas tudo muda quando Lizzie é descoberta por uma fotógrafa de modelos exóticas. Agora, ela tem que conciliar a escola com sua nova carreira, lidar com a constante comparação com sua mãe e conquistar o gato da sala... Ufa!


18 de março de 2014

Convergente - Veronica Roth

Lido em: Março de 2014
Título: Convergente - Divergente - Livro 3
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco  
Tradutor: Lucas Peterson
Gênero: Distopia
Ano: 2014
Páginas: 528
Nota:
Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou, destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Portanto, diante da chance de explorar o mundo além dos limites que ela conhecia, Tris não exita. Talvez, assim, ela e Tobias possam ter uma vida simples e nova juntos livres de mentiras complicadas, lealdades suspeitas e memórias dolorosas.
No entanto, a nova realidade de Tris torna-se ainda mais alarmante que aquela deixada para tras. Antigas descobertas rapidamente perdem o sentido. Novas verdades explosivas transformam os corações daqueles que ela ama. Então, mais uma vez, Tris é obrigada a compreender as complexidades da natureza humana - e  a si mesma -, enquanto convergem sobre ela escolhas impossíveis que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.

Resenha: Convergente fecha a trilogia distópica escrita por Veronica Roth que foi iniciada com Divergente e em seguida Insurgente. No segundo livro, a revelação de que há um "novo mundo" fora de Chicago vem a tona, e a ideia de viver longe de toda a violência e disputa pelo poder que existe ali é muito tentadora, principalmente após Evelyn Eaton, a líder dos sem Facção (e a mãe de Tobias), se tornar a líder da cidade implantando um novo sistema que todos discordam. Com as facções derrubadas, o povo está perdido e insatisfeito com a ideia de uma nova líder que, em vez de buscar pela igualdade, prega a tirania e a ditadura, e os sem-facções, enfim, resolveram reivindicar seus lugares. Em meio a toda essa confusão, um grupo autodenominado "os Leais" são os que resolvem explorar o que há além da cerca para, quem sabe assim, terem uma chance de uma nova vida num lugar novo.
Dessa forma, Tris vai se unir a esse grupo, do qual Tobias também está incluído, para tentar descobrir sobre si mesma, sua história, suas origens e etc. Porém, ao chegarem lá, descobrem uma verdade da qual não esperavam e se quiserem realmente a paz, vão precisar lutar para isso.

Em primeiro lugar, o que é essa capa? Com certeza é a mais bonita entre as três e tem tudo a ver com a ideia de um final "explosivo".
Narrado sobre o ponto de vista de Tris e Tobias através de capítulos alternados, e confesso que se não houvesse o nome do personagem pra identificar de quem é a vez seria difícil distinguir quem é quem já que a narrativa e o pensamento dos dois são praticamente iguais, várias pontas soltas são explicadas e passam a fazer sentido, como por exemplo, por que as facções foram criadas, o que de fato é ser um Divergente dentre outras coisas, mas outras não são totalmente explicadas, não.
Diferente dos livros anteriores, Tris e Tobias mostram um relacionamento cheio de brigas mas com um pouco mais de romance e por várias vezes fiquei me perguntando se, diante da situação em que se encontravam, beijos ardentes e esfregação eram coisas realmente necessárias, principalmente porque o livro é cheio de mortes e tragédias que são seguidas por cenas desconexas e explicações científicas e políticas sem muito sentido que parecem que não vão acabar nunca tornando boa parte da leitura prolixa. Tais cenas me deixaram com a sensação de que estivessem ali para roubar o lugar da ação e coerência que estavam presentes anteriormente por má organização por parte da própria autora, que parece ter juntado tudo de qualquer jeito sem levar em consideração que leitores e fãs da trilogia poderiam imaginar soluções óbvias para resolver vários problemas que apareceram e muitas vezes aceitaram lindamente sem questionarem o desconhecido. Por mais que a narrativa seja fluída e dinâmica, senti que não saia do lugar, exceto por algumas cenas em que havia alguma explicação realmente importante sobre algo que havia ficado no ar lá no primeiro livro... Uma delas inclusive é sobre a divergência de Tris e como ela é mostrada como algum tipo de Neo, de Matrix, como se fosse alguém invencível.
Apesar de toda essa confusão, vou confessar que achei o desfecho digno. Sei que a maioria dos fãs da série que leram, ou que ainda vão ler, vão ficar em prantos, com ódio, chocados, deprimidos, carregando uma ressaca por muito tempo, mas diante de tudo o que aconteceu, desde o início, outro final seria impossível. Não que fosse previsível, pois a autora foi bem ousada em não ter nenhuma piedade dos personagens, mas original levando em consideração finais de outras distopias, afinal, entre mortos e feridos não dá pra todos sobreviverem...
Resumindo, a trilogia fala sobre a manipulação que a sociedade sofre (no caso de forma "genética"), a exclusão social, a tirania política e como o povo sofre com isso, até que alguém se rebele e queira lutar contra todo o sistema... O problema é que numa guerra, mesmo que alguns se destaquem e façam a diferença, há vitórias, mas também há perdas e nem todos podem sair ganhando.
Se eu gostei do desfecho de uma das minhas distopias favoritas até agora? Sim, gostei e fiquei bem surpresa porque evitei ler resenhas ou qualquer tipo de spoiler antes de iniciar a leitura e fui com a cara e a coragem, cheia de expectativas, sem saber o que esperar. Mas achei que o desenvolvimento até chegar onde chegou, poderia ter sido melhor elaborado e desenvolvido, e até um pouco mais enxuto (sério que não tinha a menor necessidade de mais de 500 páginas), para se tornar um pouco mais crível. O final pra mim foi satisfatório, sim, mas nada épico do tipo que me causasse arrepios e emocionasse... "Mas acabou assim? Sério? Ok... Fim."


17 de março de 2014

Novidades de Março - V&R

A fenda branca: as cores de Madeleine - Jaclyn Moriarty
As aventuras, descobertas e conflitos de dois adolescentes que vivem em universos paralelos é o tema central da narrativa. De um lado, no reino fantástico de Cello, um lugar mágico, permeado por feitiços, abóboras, cores que tem vida própria – algumas boas e outras más – e estações do ano que mudam subitamente, vive Elliot Baranski, 15 anos.  O garoto está à procura de seu pai, desaparecido na mesma noite em que seu tio foi morto. Nas ruas de Cello, correm boatos de que seu pai assassinou o irmão e fugiu com a professora de física, mas o jovem recusa-se a acreditar nesta versão e está determinado a descobrir a verdade.
Em outra realidade, na cidade chuvosa e cinzenta de Cambridge, na Inglaterra, vive a garota Madeleine, que guarda segredo sobre o seu passado misterioso. Madeleine e a mãe fugiram – sob circunstâncias não esclarecidas – da vida rica que levavam ao lado do pai e se instalaram nas extremidades de Cambridge, onde levam uma vida muito simples.
Separados por mundos diferentes, suas histórias se unem com a descoberta acidental de uma fenda que funciona como um portal entre as duas realidades. Ao voltar para casa de bicicleta em um dia qualquer, Madeleine se depara com algo que chama sua atenção: de dentro de um buraco em um parquímetro quebrado, a menina retira uma carta dobrada cuidadosamente com uma mensagem enigmática.  Por meio desta fenda, que há muito tempo não se abria, os protagonistas passam então a se corresponder.
Embora vivendo em realidades diferentes, os dois passam a se ajudar mutuamente, em uma corrida contra o tempo, para desvendar os mistérios que os atormentam antes que seja tarde demais.

1000 curiosidades do mundo da bola que todo craque deveria saber - Aníbal Litvin
Organizada por tópicos de 1 a 1000, a obra fornece ao leitor informações, curiosidades, fatos marcantes, histórias engraçadas e conquistas que aconteceram desde meados de 1800, quando o esporte nasceu, até os dias de hoje.
O leitor conhecerá, por exemplo, que “O registro mais antigo sobre o futebol data de 1894, quando Nettie Honeyball, uma ativista dos direitos da mulher, fundou um clube esportivo: o British Ladies Football Club”, e curiosidades como “Uma bola de futebol perdida durante o Tsunami que afetou o Japão em 2011 foi encontrada no Alasca 2 anos depois”.
Além de informativo, o livro com certeza divertirá os leitores com algumas preciosidades que fizeram história: O jogador alemão Lukas Podolski disse: “O futebol é como o xadrez, mas sem o dado” (É evidente que ele sabe mais sobre futebol do que sobre xadrez).
Poucas pessoas sabem, por exemplo, que, até 1866, só era permitido aos jogadores dar passes para trás, como no Rugby.  Conhecerá declarações desastrosas como a do técnico da Espanha na Copa do Mundo do Chile, em 1962. Pelé se machucou e foi substituído por Amarildo para jogar contra a Espanha. Antes da partida, o técnico espanhol tinha declarado: “Sem Pelé, o Brasil é fraco, quem é Amarildo?” E o Brasil ganhou de 2 a 1... com gols do Amarildo.
E quem imaginaria que o músico Bob Marley fazia questão de jogar uma partida de futebol antes de suas apresentações como forma de aliviar a tensão? Estas e outras curiosidades podem ser encontradas em 1000 curiosidades do mundo da bola que todo craque deveria saber.

A Arte da Cozinha Italiana - Mario Grazia e Maria Grazia Villa
Com receitas regionais de norte a sul da Itália, selecionadas a dedo pelo Master Chef Mario Grazia, professor e diretor da Academia Barilla, a obra é uma homenagem a arte de comer bem e ao inigualável talento de uma terra amada por todos nós. A Arte da Cozinha Italiana reúne receitas diferentes, saudáveis, ricas e apetitosas, que variam de cidade para cidade, de região para região, trazendo os diferentes formatos de massas e recheios, pratos principais que levam o nome dos lugares (à veneziana, à milanese, à modenese) ou ainda que adotam o nome original no dialeto da região e sobremesas que são feitas com ingredientes de produção local.
A culinária italiana é resultado de receitas simples que foram passadas, por meio da tradição oral, de geração para geração e depois adaptadas pelos restaurantes até chegarem às nossas mesas.  Separadas em aperitivos, entradas, pratos principais, vegetais e legumes e sobremesas, cada uma das 130 receitas escolhidas, traz consigo um breve histórico, peculiaridades e influências regionais, com textos de autoria do Master Chef Mario Grazia e de sua esposa Maria Grazia Villa. Ideal tanto para iniciantes em gastronomia quanto para profissionais do ramo, cada uma das receitas conta com a avaliação do grau de dificuldade de seu preparo, que varia de um a três.
As fotografias que acompanham e dão vida a cada uma das receitas são de autoria de Alberto Rossi – fotógrafo italiano especializado em gastronomia – do próprio Mario Grazia e do também Chef e professor de gastronomia Luca Zanga.
Editado pela renomada Academia Barilla, a obra conta ainda com três textos introdutórios. O primeiro, assinado pelos irmãos Guido, Luca e Paolo Barilla, discorre sobre as diferentes cozinhas italianas, cada qual marcada pela região em que surgiu. Em seguida, Gianluigi Zenti – presidente da Academia Barilla – conta um pouco sobre o conceito da Academia e de sua importância para a preservação dos costumes culinários do país e, consequentemente, da cultura italiana. Por fim, o Chef Davide Oldani, do restaurante D’O Cornaredo, premiado com três estrelas pelo Guia Michelin, traz uma reflexão sobre tradição e gastronomia, em sua visão duas questões indissociáveis e complementares.

16 de março de 2014

Cowabunga! - Ana Paula Seixlack

Lido em: Março de 2014
Título: Cowabunga! Desventuras de um ex-surfista
Autora: Ana Paula Seixlack
Editora: Benvirá
Gênero: Literatura Nacional
Ano: 2014
Páginas: 160
Nota:
Sinopse: Ricardo Avelar, o Zimbo, era um jovem surfista com um futuro brilhante quando um grave acidente encerrou sua carreira. Amargurado, há mais de quarenta anos vai à praia e passa o dia observando o mar. Ao longo das horas, sente o impulso de cair na água e mostrar como um verdadeiro surfista domina as ondas. Mas sempre fracassa. Além da frustração de voltar para casa sem surfar, Zimbo tem de lidar com um relacionamento conturbado com Letícia, sua jovem namorada que não abre mão de uma vida agitada com os amigos. Resta ao surfista relembrar as aventuras de seus dias de glória enquanto cuida de sua prancha na areia. O difícil é conseguir identificar o que é realidade e o que é fantasia em suas lembranças. Com um texto divertido e cheio de referências aos anos 1960 e 1970, Cowabunga é surpreendente desde seu título, que remete a um grito de guerra dado pelos surfistas. Ao final da leitura, você terá feito um novo amigo e talvez até descubra seu lado surfista. 

Resenha: Cowabunga!, escrito pela autora Ana Paula Seixlack e publicado pelo selo Benvirá da Editora Saraiva conta a história de Ricardo Avelar, conhecido como Zimbo, um ex-surfista que venceu vários campeonatos pelo mundo e até ficou famoso, mas que perdeu a coragem de surfar depois de ter sofrido um acidente. Quarenta anos depois do ocorrido e já na terceira idade, ele vive com Letícia, sua companheira bem mais jovem do que ele num relacionamento muito estranho, e continua indo à praia, como se quisesse provar pra si mesmo que não envelheceu desde então, e que, talvez, um passado cheio de conquistas pudesse compensar ou valer mais do que um presente cheio de infortúnios e fracasso.

O livro conta as memórias de Zimbo, desde a infância até os dias atuais, então é possível entendermos um pouco do que se passa em sua cabeça, mas não necessariamente aceitar seu comportamento. Apesar de muito bem construído e cheio de particularidades, Zimbo é um personagem "velho", daquele tipo antipático, que incomoda, irrita e que, querendo ou não, tira o leitor da sua zona de conforto. É como se estivéssemos lendo uma biografia. Zimbo é um cara que, mesmo idoso, é muito vaidoso, não perde a chance de paquerar alguém, mas é ranzinza e vive perdido em seus pensamentos, sentindo falta de ter sido um surfista famoso, mas ao mesmo tempo se lamentando por ter sido obrigado a deixar essa vida que elevou seu status pra trás devido ao acidente que sofreu.
Narrado em terceira pessoa, acompanhamos Zimbo por sua trajetória através de lembranças, pensamentos e até devaneios, afinal, ele quer voltar a surfar mas como tem medo o que lhe resta é se agarrar ao que tem na memória ou a situações que o fazem esquecer que o tempo pra ele já passou, como se não aceitasse ser velho e quisesse demonstrar que é jovem a qualquer custo se passando por ridículo. Tem coisa mais deprimente?

O tema "surf" não é meu tema favorito e vou confessar que além de não me interessar muito, não conheço praticamente nada sobre o assunto. Como termos "técnicos" e gírias desse meio são usados de forma frequente, senti falta de notas de rodapé que explicassem o que eles significam pois ajudaria os leigos a entender melhor sobre o que se trata.
A leitura flui muito bem, o livro é super bem escrito e a história de Zimbo é super bem contada pela forma como é descrita, considerei como sendo algo bem diferente e original, mas senti falta de descrições mais detalhadas sobre cenários praianos levando em consideração onde a história se passa e o tema. O que é trabalhado é Zimbo e sua personalidade, já outros personagens, mesmo que importantes e terem seus papéis com alguma influência na vida do protagonista são tratados com mais superficialidade.
A capa pra mim é a coisa mais linda, pois ao mesmo tempo que ilustra o tema ainda tem um efeito envelhecido como se quisesse mostrar vários anos que se passaram.

Pra quem quer sair da mesmice conhecendo um personagem intrigante com uma história que poderia acontecer com qualquer um próximo da gente (afinal, quem aqui não conhece uma pessoa ranzinza e chata que se acha e quer se mostrar como alguém que não é?) e de quebra ainda aprender um pouco mais sobre surf, vai curtir a leitura de Cowabunga!

12 de março de 2014

Top Comentarista - Fevereiro + Março = ♥


Oie, pipous!
Como tinha comentado no post do resumo do mês, Fevereiro foi um mês bem tenso aqui no blog. Fiquei "titi" pelos leitores terem me abandonado :(
Então, bora pra mais um Top, mas, dessa vez, esse vai valer pras postagens de Fevereiro e de Março.
Por se tratar de dois meses seguidos, serão 3 livros + pacotinho de marcadores diversos pros 3 que mais comentarem, assim, todo mundo fica feliz, contente, alegre, sorridente e saltitalte, né? *o*
Os livros são muito bons e, de quebra, quem gosta de colecionar marcadores vai aproveitar bem! Aproveitem!

Regrinhas:

♥ O Top Comentarista irá premiar os 3 participantes que comentarem nas postagens válidas do blog que foram ao ar desde 01/02 até as que serão postadas em 31/03 (exceto posts relacionados a promoções). Lembrando que comentários em postagens de meses anteriores ou que entrarem em Abril/14 por causa do horário (registrado no próprio comentário juntamente com a data) não serão contabilizados. Quem já comentou em posts de fevereiro não precisa comentar de novo pois já será considerado.

♥ O primeiro lugar escolhe um livro, o segundo escolhe outro, e o terceiro leva o que restar.

♥ Quem quiser participar, comente nesta postagem deixando endereço de email pra que eu possa saber quem irei acompanhar e posteriormente entrar em contato avisando caso você seja o ganhador, please. O comentário neste post (e os anteriores a este - desde que não seja de promoção e sejam de Fevereiro e Março) será contabilizado.

♥ Só será válido um comentário por post.

♥ Em caso de empate, será considerado a ordem dos comentários do último post válido, ou seja, quem comentar primeiro no último post do mês terá a vantagem desde que tenha comentado em posts anteriores, ou seja, não será válido que a pessoa comente primeiro no último post e depois saia comentando nos posts anteriores!

♥ Comentários de propaganda/spam ou que não sejam relevantes ao conteúdo (por exemplo "adorei a resenha, parabéns, não li nada e tô aqui enchendo linguiça, visite meu blog") não serão considerados.

♥ O resultado será divulgado na fanpage do blog no Facebook até dia 15/04/14, e posteriormente enviarei o email pedindo o endereço do ganhador para que seja feito o envio do livro.

♥ Os participantes devem ter endereço de entrega no Brasil.

Obrigada e bjos!



Novidades de Março - Sextante

O poder das mulheres fortes - Marcus Buckingham
O consultor e pesquisador Marcus Buckingham, conhecido pelo sucesso Descubra seus pontos fortes, já ajudou milhões de pessoas no processo de identificar seus talentos e tirar o máximo proveito deles.
Agora, o autor volta seu foco para as mulheres. Pesquisas realizadas ao longo dos últimos 40 anos revelam que, apesar de hoje terem mais oportunidades, reconhecimento profissional, influência e dinheiro, as mulheres estão mais insatisfeitas, ansiosas e estressadas.
Neste livro Buckingham faz uma análise reveladora sobre a realidade feminina e derruba os maiores mitos em torno do que elas pensam, sentem e desejam.
Por meio de estratégias práticas, exemplos e depoimentos, você aprenderá a lidar com o excesso de escolhas, definir prioridades e ter mais tempo de qualidade, além de cultivar relacionamentos mais gratificantes.
Para ajudá-la a se conhecer melhor e fazer escolhas que reflitam seus verdadeiros desejos, o autor desenvolveu o Teste da Vida Forte, que analisa seu perfil e aponta o papel que você nasceu para desempenhar, tanto em casa quanto no trabalho.
Siga os conselhos do maior especialista em pontos fortes e saiba que é possível unir sucesso e felicidade.

Em Busca de Francisco - Ian Morgan Cron
Chase Falson é um pastor evangélico da Nova Inglaterra que perdeu a fé em Deus, na Bíblia e na sua igreja. Atormentado por dúvidas existenciais, ele fica ainda mais abalado com a morte repentina de uma criança da sua congregação e começa a pôr em xeque todas as certezas que antes eram os alicerces de sua vida. Seus questionamentos o fazem mergulhar em uma profunda crise espiritual e, depois de ter um colapso em pleno culto, acaba sendo afastado de seu ministério.
Decepcionado consigo mesmo por não ter se mantido firme em sua crença, Chase decide passar um tempo na Itália com seu tio Kenny, um padre franciscano. Lá ele é apresentado aos ensinamentos de São Francisco de Assis, que viveu há mais de 800 anos e cuja maneira simples de amar Jesus mudou a história do mundo e renovou a Igreja Católica em meio às trevas da Idade Média.
Considerado por muitos o “último cristão”, São Francisco foi um homem que nasceu em uma família rica, mas abriu mão de tudo o que tinha para viver como pregava Jesus Cristo, dedicando-se aos menos afortunados e amando todas as criaturas, chamando-as de irmãos.
Santo inconformista, ele não criticou a Igreja como instituição, mas também não aceitou mantê-la como ela sempre fora. Em vez disso, colocou em prática todas as mudanças que queria ver à sua volta.
Na tentativa de recuperar sua fé e preencher o vazio da alma, Chase concorda em partir em peregrinação pelos lugares sagrados em que Deus se revelou ao venerado santo italiano.
Ao longo dessa busca, ele conhece diversas pessoas que vivenciaram incríveis experiências de fé. As histórias emocionantes que elas lhe contam iluminam seu caminho para reconquistar a graça, a humildade e a alegria de viver.

A Magia - Rhonda Byrne
Uma palavra muda tudo.
Durante mais de vinte séculos, as palavras de um texto sagrado foram mal interpretadas, intrigando e confundindo quase todos os que as leram. Poucos ao longo da história perceberam que se tratava de um enigma... e que, assim que você o solucionasse - assim que desvendasse o mistério -, um novo mundo surgiria diante dos seus olhos. Em 'A Magia', Rhonda Byrne revela este conhecimento revolucionário ao mundo. Em uma incrível jornada de 28 dias, ela ensina como aplicá-lo à sua vida cotidiana. Não importa quem você seja, onde esteja e quais as suas atuais circunstâncias, A Magia irá mudar toda a sua vida!




Davi e Golias - A Arte de Enfrentar Gigantes - Malcolm Gladwell
Há três mil anos, num campo de batalha na antiga Palestina, um jovem pastor derrubou um poderoso guerreiro com apenas uma pedra e uma funda, e desde então os nomes Davi e Golias simbolizaram as batalhas entre os mais fracos e os gigantes. A vitória de Davi foi improvável e milagrosa. Ele não deveria ter ganhado. Ou deveria? Em 'Davi e Golias', Malcolm Gladwell desafia nossas crenças sobre obstáculos e desvantagens, oferecendo uma interpretação nova do que significa ser discriminado, enfrentar uma deficiência, perder pai ou mãe, frequentar uma faculdade medíocre ou sofrer uma série de outros aparentes reveses. Gladwell começa pela história real do que ocorreu entre o gigante e o jovem pastor tantos anos atrás e prova como, de fato, era Davi o grande favorito. Em seguida, com sua habilidade característica para contar boas histórias e envolver o leitor, ele narra importantes acontecimentos na vida de anônimos e famosos, introduzindo conceitos que nos levam a ver o favoritismo com outros olhos. O autor examina o conflito religioso na Irlanda do Norte, a reação dos londrinos aos bombardeios alemães na Segunda Guerra, a mente de pesquisadores do câncer e líderes negros dos direitos civis, os assassinatos e o alto custo da vingança, e a dinâmica das salas de aula que obtêm bons e maus resultados - tudo isso com o intuito de demonstrar que muita coisa bela e importante no mundo surge do que pode ser visto inicialmente como sofrimento e adversidade. Na tradição dos sucessos anteriores de Gladwell, 'Davi e Golias' lança mão da história, da psicologia e de uma narrativa poderosa para abalar e reformular nosso pensamento sobre o mundo à nossa volta. 

10 de março de 2014

Promoção - Páscoa Literária

Para deixar sua Páscoa mais feliz que tal ganhar livros?! 12 blogs se juntaram e irão presentear 3 sortudos com um kit contendo 4 livros pra cada, então o que desejamos a vocês, amigos leitores, é uma excelente Páscoa recheada de chocolates e livros, claro!

Regras:
  • Preencher o formulário corretamente: as primeiras 4 regras são obrigatórias e as outras são CHANCES EXTRAS para que você possa ter mais chances de ganhar. 
  • Deixar um comentário nesta postagem com seu nome de seguidor e e-mail para contato. 
  • O vencedor será comunicado via e-mail e terá 48h para responder, caso contrário será realizado novo sorteio. 
  • Dúvidas sobre o sorteio entre em contato pelo e-mail leitorsagaz@gmail.com 
  • O ganhador deve possuir endereço de entrega no Brasil. 
  • O blog terá 30 dias para fazer o envio do prêmio. Será repassado o código de rastreamento para o ganhador e o blog não se responsabiliza por extravio ou danos causado pelos Correios. 
  • Promoção válida de 10/03 a 20/04 
  • Livros que retornarem por falha na entrega ou por endereço incorreto por parte do ganhador, não serão reenviados. 
a Rafflecopter giveaway

Blogs participantes:
Livros e Chocolate
Coração de Tinta
Na Cabeceira da Cama
Toca dos Livros
O Cantinho Literário
Livros a Janela da Imaginação
Olímpico Literário
Leitor Sagaz
Livros y Viagens
Miss Thay
Infinito Particular dos Livros
Livros Com Bolinhos

8 de março de 2014

A Garota que Você Deixou Para Trás - Jojo Moyes

Lido em: Março de 2014
Título: A Garota que Você Deixou Para Trás
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance/Drama
Ano: 2014
Páginas: 384
Nota:
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Resenha: A garota que você deixou para trás, é um drama escrito pela autora Jojo Moyes e lançado no Brasil pela Editora Intrínseca. Ele conta a história de duas mulheres, Sophie e Liv, que, apesar de separadas por quase um século, tem em comum um objeto de grande valor sentimental para elas: o quadro entitulado "A garota que você deixou para trás".
O livro é dividido em duas partes onde a primeira se passa na França de 1916, em plena Primeira Guerra Mundial, e conhecemos Sophie Lefèvre, uma mulher que precisa manter sua família segura após seu marido, Édouard, ter sido levado para combater no front. A Alemanha toma a cidade de St Péronne e passa a hostilizar os habitantes, porém, quando um novo Kommandant chega a cidade e adentra a casa de Sophie procurando algum meio de castigar e humilhar sua família, se depara com um quadro pintado pelo marido dela. Por ser um verdadeiro admirador de obras de arte, o Kommandant começa a demonstrar um tipo de obsessão por ela, já que o quadro se tratava de uma pintura dela cheia de vida e confiança, e todos na cidade começam a acreditar que por ela não ser mais perseguida pelos alemães, e ainda ter sido posta para trabalhar como cozinheira, é por estar, de alguma forma, do lado deles. O Kommandant sempre arruma desculpas para se por de frente para o quadro e admirá-lo ao mesmo tempo que se aproxima de Sophie. Porém, a única coisa que ela quer é reencontrar seu marido, e a forma que ela encontrou de tentar esse feito, seria não despertando a ira dos alemães e principalmente do Kommandant, enquanto se aproveitava dessa suposta "bondade" por parte dele. Mesmo que isso lhe custe a própria reputação...
Anos se passaram desde então, e em Londres de 2006, somos apresentados a Liv Halston, uma mulher que sofre por ter perdido o marido, David, e passa por grandes dificuldades financeiras e está beirando a falência. Além da casa que ela se recusa a vender e desocupar, mesmo sem dinheiro pra mantê-la, há um presente que ela havia ganhado do marido e que está pendurado em sua parede - o quadro com o retrato de Sophie - e Liv se apegou a ele por ser a lembrança mais forte que têm de David sem saber de sua verdadeira história.
Até que, por ironia do destino, Liv conhece Paul McCafferty, um sujeito bastante decente com um emprego bem "interessante"... Paul trabalha numa agência e é encarregado de encontrar obras de artes há muito tempo perdidas ou roubadas nos tempos da Guerra de forma que os verdadeiros herdeiros possam ser restituídos, e por ele, Liv descobre que sua pintura vale milhões de euros! Uma enorme guerra judicial se inicia entre ela e os descendentes da família Lefèvre, pois de um lado há o inegável interesse financeiro, e de outro, o valor sentimental... E Sophie não pretende abrir mão de seu presente fazendo de tudo para provar que o quadro lhe pertence, mas pra isso, precisaria saber um pouco mais da história de Sophie...

A primeira parte da história é narrada em primeira pessoa por Sophie, e é possível percebermos que mesmo com os horrores da guerra e o quanto os alemães foram cruéis, havia quem tentasse enxergar bondade nas piores coisas, lutando com todas as garras pelos seus ideais, objetivos e pelo que realmente tinha algum valor.
Já na segunda parte, narrada em terceira pessoa, vemos uma Liv que, assim como Sophie, também está determinada a lutar pelo que ela mais valoriza e ama. Mesmo que a escolha das duas de seguir em frente lhe causassem vários transtornos e riscos, elas simplesmente não desistiram e enfrentaram, cada qual a sua maneira, o que viesse pela frente, atitude que fizeram delas verdadeiras guerreiras.

Histórias que envolvem a guerra, principalmente os horrores e todas as atrocidades que suas vítimas tiveram de enfrentar, é algo que me causa arrepios, e mesmo que a parte destinada a Sophie dê esse gostinho amargo de todos os abusos que o povo sofreu, não é o fator principal aqui - por mais que a ocupação tenha sido descrita com bastante realidade. O amor de Sophie pelo marido e o quanto ela acredita e tem esperança de reencontrá-lo, é o que, de fato, lhe dá forças para passar por cima de toda aquela miséria e sofrimento que os alemães causaram.
E foi essa a parte da história que havia me prendido pois me peguei imaginando como um amor pode ser tão grande e bonito a ponto de ultrapassar todas as barreiras, por piores que sejam.
Mas após 125 páginas já somos transportados para a atualidade, e aquele clima de tensão e agonia pelo qual Sophie estava passando é cortado de forma instantânea para que Liv fosse apresentada, e mesmo que ela também tenha sofrido por uma perda, sua história não me prendeu como a de Sophie. Não senti emoção, fiquei com a impressão de que Paul ter entrado em sua vida não foi coincidência ou obra do acaso, mas sim algo conveniente, arranjado e superficial, pois entre milhões de pessoas no mundo, ela vai conhecer logo alguém que está procurando pelo quadro que tem, bêbada e num bar gay, evento este que viraria sua vida de cabeça pra baixo da noite pro dia a levando a enfrentar a justiça e tudo mais?
O julgamento é bastante longo, monótono e arrastado (quase me lembrou a justiça brasileira) e também foi algo que não me agradou e a pergunta "quem vai ficar com o quadro?" já era algo que deixou de me interessar tamanha a vontade daquilo chegar ao fim.
Alguns capítulos da segunda parte do livro são destinados a acontecimentos que envolveram a vida de Sophie (narrados por ela própria), descobertas que foram sendo feitas durante o processo, cartas e etc, mas já não tiveram o mesmo impacto como aconteceu na primeira parte.

A coragem das personagens em lutar pelo que acreditam enfrentando tudo e todos, levando em consideração o amor, é algo que nos motiva e emociona, mas a história de Sophie foi tão mais intensa do que a de Liv que achei que houve um desequilíbrio em combinar passado e presente tendo o quadro como objeto em comum, mesmo que as duas fossem bastante parecidas no que diz respeito ao que as motiva.
Enfim, não vou negar que a história emociona, mexe com a gente e vale a pena ser lida, mas achei que poderia ter mais Sophie e menos Liv.
A garota que você deixou para trás, pra mim, pode ser resumida como uma história sobre duas mulheres fortes e determinadas, que lutaram para sobreviver em tempos difíceis e amargos a fim de superar as adversidades impostas pelo destino.