31 de outubro de 2013

Caixa de Correio #20 - E a surpresa que já não é tão surpresa assim...

Oie, gentem!
Como Submarino até hoje não resolveu a vida com o lance dos livros na edição econômica porque o prazo de 45 dias úteis ainda não venceu, o jeito é esperar um pouco mais...
Então, sem contar com "O Chamado do Cuco" que apesar de ter chegado e eu já estar lendo (para a nossa alegria) mas ainda não posso mostrar (vai ter que entrar na próxima caixita, infelizmente), bora ver o que chegou pra esta pessoa que vos fala durante esse mês?

29 de outubro de 2013

Promoção Rocco - 4 Livros/1 Ganhador


Oie, gente!
O ano está acabando e não existe nada melhor do que passar o período de férias na companhia de bons livros! E foi pensando nisso que os blogs Vida de Leitor, Livros e Chocolate, Este Já Li e Falando Sobre Livros, se juntaram para presentar um único ganhador com 4 mega livros da editora Rocco. Para concorrer é simples, como não há opções obrigatórias, basta preencher a primeira entrada e você já está participando. E, caso queira mais chances de ganhar, assim que a referida entrada for preenchida, as EXTRAS serão liberadas e algumas delas podem ser usadas todo dia, ou seja, muito mais chances para você.

A opção "tweet about the giveaway" é renovada a cada 24 horas, ou seja, todo dia que você tuitar a frase e preencher essa entrada, seu nome será adicionado mais vezes.

a Rafflecopter giveaway
Boa sorte!!!

24 de outubro de 2013

O Culpado - Lisa Ballantyne

Lido em: Outubro de 2013
Título: O Culpado
Autora: Lisa Ballantyne
Editora: Record
Gênero: Romance/Suspense
Ano: 2013
Páginas: 345
Nota:  
Um crime brutal abala a pacata Islington, em Londres. Um menino de 8 anos é encontrado morto em um parquinho numa tarde de domingo. O principal suspeito é seu amigo, Sebastian Croll, de apenas 11 anos, com quem ele brincava minutos antes do assassinato. À frente do caso está Daniel Hunter, um experiente advogado que, apesar de ter dedicado anos de sua vida defendendo jovens delinquentes, desenvolve uma estranha relação com o acusado, um garoto educado e inteligente, mas é um tanto agressivo, que faz Daniel relembrar sua infância difícil e o obriga a confrontar dramas que ele pensava terem ficado enterrados do passado. 
A morte de Ben Stroke abala a cidade de Isligton. O suspeito? Seu amigo, Sebastian Croll, de apenas 11 anos. O caso cai nas mãos de Daniel Hunter, um conceituado advogado de Londres. O caso tem uma grande repercussão e Sebastian se vê muito pressionado, mas nega que foi responsável pelo assassinato. Com uma narrativa bem desenvolvida, Lisa criou uma trama que instiga o leitor a ir até o final, sedento, para saber quem é o verdadeiro culpado.

Vira e mexe somos surpreendidos por casos que deixam a população estarrecida com a crueldade que uma pessoa pode ter com outra. Por exemplo, o caso de dois meninos de aproximadamente dez anos que mataram uma criancinha nos Estados Unidos, dentro de um shopping e as câmeras registram cenas que incriminaram os suspeitos*. Ou uma garota que matou outra, também nos Estados Unidos, e disse que fez isso por mera curiosidade. São casos como esse que vão vindo a mente ao decorrer das páginas de O Culpado. A autora soube conduzir tudo de uma maneira que mexeu com meu psicológico e me fez questionar o quão perversa pode ser a mente humana. O pequeno Ben foi morto com tijoladas, deixando-o totalmente desfigurado, e imaginar isso me deu uma aflição terrível. 

Um outro ponto explorado por Ballantyne é como a mídia cai em cima de casos de assassinato e tentam transformar isso numa forma de gerar capital para si mesmos. Fica evidente uma crítica a essa forma de espalhar notícias para sensibilizar a população com algumas falas de Daniel Hunter. E, infelizmente, uma criança de 11 anos não é nem um pouco poupada disso, tendo sua vida e sua identidade mostradas sem piedade por jornais televisivos.  

A intercalação entre o passado de Daniel e o presente de Sebastian se entrelaçam muito bem. O advogado, quando criança, teve uma infância difícil com a presença da mãe drogada e de seus namorados enquanto o pequeno Seb tem um pai ausente, uma mãe que se dopa com remédios e apanha do marido. Apesar de tais explicações serem necessárias para o bom entendimento da mente de uma criança e o que ela é capaz de fazer após sofrer grandes traumas, não consegui me ligar aos dois lados da história do mesmo jeito. O julgamento e o mistério que estava em volta de Sebastian eram muito mais interessantes do que a pacata vida de Daniel na infância, com sua mãe adotiva e um monte de galinhas. Creio que é por esse motivo que narrativas alternadas me deixam receoso, porque a tendência é sempre gostar mais de uma e não ver a hora da outra acabar. 

O final do livro é surpreendente e tem uma reviravolta muito interessante. Ficou claro para mim que, além de todo o mistério da história, Lisa quis passar uma mensagem muito maior que o mero entretenimento. Há uma grande exploração da mente humana e seu poder de persuasão, desde os advogados que necessitam usar todas as armas possíveis para provar ao júri ou juiz que seus clientes até o acusado, que precisa se manter firme perante à corte e toda a população que quer ver sua condenação. Leiam, pois O Culpado é garantia de uma trama capaz de mexer com o psicológico do leitor.

*Esse caso ficou muito conhecido, mas não consegui achar ao certo alguma notícia sobre ele. A única coisa que lembro é que os dois meninos atraíram o menor dentro de um shopping para longe da mãe dele e o mataram. Se lembrarem e tiverem um link, postem nos comentários ;) 

21 de outubro de 2013

Novidade de Outubro - Única

De Repente, O Desejo - Livro 04 - Susan Fox
Merilee Fallon está para se casar quando começa a se sentir incomodada com a situação. Apaixonada desde os sete anos por Matt, ela sempre sentiu que ele era sua alma-gêmea até que ela vê suas irmãs chegando para o casamento. Todas apaixonadas, vivendo fortes emoções. Ela também queria aquilo, viver uma paixão louca, encontrar um cara que lutasse por ela. Esse casamento pode estar com as horas contadas! Matt sempre planejou a vida ao lado de Merilee, e a chegada do casamento só reforça seu amor por ela. Mas quando Merilee entra em crise pré-casamento e decide adiar tudo, ele fica sem chão. Qual seria a maneira de tentar reconquistar o amor de sua vida?No último volume da saga das Fallon, acompanhe o fechamento dessa incrível história, na qual o amor, o cara ideal, o destino e o desejo acertaram em cheio o coração dessas lindas irmãs!

Novidades de Outubro - Record/Verus

A Submissa - Tara Sue Me
Primeiro volume da trilogia erótica Submissa
O poderoso empresário Nathaniel West precisa saciar suas fantasias secretas e busca uma mulher com quem realizar seus desejos mais primitivos. Ao saber que ele está à procura de uma nova submissa, Abigail King, movida por um segredo do passado, não hesita em se candidatar, aceitando os termos mais perversos do sedutor Nathaniel e deixando-se levar por um mundo de luxúria e submissão, onde não há limites para o prazer. Mas nenhum dos dois imagina que esse jogo pode despertar sentimentos e sensações incontroláveis.





Boneco de Neve - Jo Nesbø

Tão assustador e eletrizante quanto O Silêncio dos Inocentes
Considerado pelo jornal inglês The Guardian o livro mais ambicioso de Jo Nesbø e comparado a O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é seu livro mais arrepiante.
No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.


Drácula Apaixonado - Karen Essex
O ano é 1980, e a jovem professora Mina Murray está comprometida com o homem dos seus sonhos. Mas seus frequentes pesadelos estão prestes a revelar algo que há séculos atormenta sua alma: ela é objeto de desejo do intrigante conde Drácula. Quando o noivo parte em uma viagem a trabalho, ela decide passar um tempo em Witby com sua querida amiga Lucy e a mãe dela. Mas então coisas terríveis acontecem, e Mina é levada em uma viagem mítica muito além da compreensão humana, na qual se vê obrigada a tomar uma decisão adiada por quase um milênio.





Louca Por Você - M. Leighton

Um livro na linha de Belo Desastre com as reviravoltas no estilo de Sidney Sheldon
Quando Olivia conhece o charmoso e irresponsável Cash, não imagina que resistir às suas investidas podia ser bem mais difícil do que ela pensava. Nash, seu irmão gêmeo, também desperta o interesse da jovem. Responsável e bem-sucedido, ele é o oposto do irmão. Porém é comprometido com a prima de Olivia. Embora tenham personalidades completamente diferentes, guardam algo em comum: um incontrolável desejo por Olivia. Presa a esse triângulo amoroso, ela é incapaz de resistir aos beijos provocantes do selvagem Cash e às investidas do romântico Nash, mas um perigoso segredo prestes a vir à tona pode colocar Olivia em um grande perigo.


Dolci de Amor - Sarah-Kate Lynch
Depois de quatro abortos espontâneos e uma tentativa frustrada de adotar uma criança, a executiva Lily Turner dedica todo o seu tempo exclusivamente à vida profissional. Mas uma descoberta muda tudo. Daniel, o marido aparentemente dedicado que viaja constantemente para a Itália devido à sua profissão como importador de vinho, tem outra família. Sem hesitar, Lily parte para a Toscana em busca de explicações. Ao chegar lá, ela cai nas graças de duas senhorinhas.






Os Garotos Corvos - Maggie Stiefvater

Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos, Blue Sargent vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los — até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela.
Seu nome é Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles só podem significar encrenca.
Gansey tem tudo — dinheiro, boa aparência, amigos leais —, mas deseja muito mais. Ele está em uma missão com outros três garotos corvos: Adam, o aluno pobre que se ressente de toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma perturbada que varia da raiva ao desespero; e Noah, o observador taciturno, que percebe muitas coisas, mas fala pouco.
Desde que se entende por gente, as médiuns da família dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela não tem mais tanta certeza.

Profundezas (Vol. 3 Sereia) - Tricia Rayburn
Um ano depois dos acontecimentos que mataram sua irmã e transformaram Vanessa em sereia, ela tenta desesperadamente manter sua família unida e retomar a vida “normal”. Mas, não importa quantas vezes mergulhe ou quanta água salgada beba, Vanessa se sente cada vez mais fraca. Ela não tem ideia de como viver na condição de sereia e não quer mais ter que lidar com sua recém-descoberta identidade. É tudo assustador demais.
De volta a Winter Harbor para passar o verão, as lembranças do ex-namorado, Simon, estão em toda parte. Vanessa o ama e faria tudo para que o relacionamento desse certo. Mas como pode pedir que ele a aceite de volta, se ela é uma criatura que só trará mais problemas a ele? E como Simon poderá amá-la quando descobrir a terrível verdade: que, para permanecer viva, Vanessa precisa satisfazer seus desejos de sereia, não importando quem saia machucado?

Encanto Mortal - Sarah Cross

O passado de Mirabelle está envolto em segredos, da morte trágica de seus pais às meias verdades de suas madrinhas sobre por que ela não pode voltar à sua cidade natal, Beau Rivage. Desesperada para conhecer melhor o local, Mira foge uma semana antes de completar dezesseis anos — e descobre um mundo que nunca poderia ter imaginado.
Em Beau Rivage, nada é o que parece — nem mesmo a garota estranhamente pálida com um interesse mórbido em maçãs, o detestável playboy que age como uma fera com todos ao seu redor e o garoto gentil que tem um fraco por donzelas em perigo. Ali, histórias antigas são reencenadas, maldições são despertadas e contos de fadas se tornam reais.
Mas todo mundo sabe que fábulas nem sempre terminam com “felizes para sempre”. Mira tem um papel a desempenhar, um destino a aceitar ou ao qual resistir. Enquanto se esforça para assumir o controle de sua vida, ela se sente atraída por dois garotos com suas próprias maldições... irmãos que compartilham um terrível segredo. E ela vai descobrir que o amor — assim como os contos de fadas — nem sempre acaba bem.


Novidades de Outubro - Fantasy/Casa da Palavra

Wayne de Gotham - Tracy Hickam
Por trás de toda máscara existe um homem de verdade.
Ainda criança, Bruce Wayne testemunha o assassinato dos pais – e o mistério sobre o motivo o impulsiona a fazer uma busca pelo seu passado. É quando descobre um diário secreto de seu pai Thomas, um médico rebelde que parece finalmente revelar o seu lado obscuro.
Sua identidade é seriamente abalada quando um convidado levanta, inesperadamente, questões sobre o evento que acabou com a vida de sua amada mãe e seu admirável pai – caso que provocou para sempre sua vontade insaciável de proteção e vingança.
Para descobrir a história real da família, Batman precisa confrontar o antigo inimigo, como o perverso Coringa, seu próprio mordomo Alfred, além do passado que assombra o asilo Arkham, para assumir o novo fardo de um legado sombrio.
Muito mais próximo dos filmes de Burton e Christopher Nolan e das HQs de Frank Miller do que dos seriados de TV dos anos 1960 e dos outros quadrinhos. Um olhar imaginativo sobre o lado humano de um super-herói icônico. – Booklist

Sobre o autor
Tracy Hickman é mais conhecido por seu trabalho como coautor, junto com Margaret Weis, da série de crônicas de fantasia Dragonlance, no qual colaborou também como designer de game. Ao todo, Hickman escreveu mais de trinta livros em colaboração com Weis.


HQ de Guerra dos Tronos volume 2 - George R. R. Martin, Daniel Abraham e Tommy Patterson
O inverno está chegando... e, com ele, terrores além da imaginação.
Depois do sucesso do volume I da graphic novel do A Guerra dos Tronos, você não vai querer perder a continuação, em cores vibrantes, da aclamada saga de George R. R. Martin.
Neste novo volume, você terá a oportunidade de acompanhar a trajetória de Tyrion, que é injustamente capturado pela Lady Catelyn e levado até os confins das montanhas do Ninho da Águia. Também poderá vislumbrar as paisagens estonteantes do alto da Muralha e misturar-se aos homens jurados da Patrulha da Noite junto com Jon Snow. Além de assistir de camarote às empolgantes cenas do Torneio da Mão, que junta cavaleiros de vários reinos em uma batalha de vida ou morte.
No final das páginas, você poderá acompanhar também os bastidores da produção desta obra-prima do romancista Daniel Abraham e do ilustrador Tommy Patterson, que não estão apenas transformando a épica saga de fantasia de George R. R. Martin em uma graphic novel. Mas que traduziram-na meticulosamente para uma forma de arte e capturaram as nuances intrincadas dos romances de Martin assim como a HBO está fazendo com a série blockbuster. A colaboração de Abraham e Patterson é mais do que apenas uma adaptação fiel, é um trabalho de amor e uma emocionante obra-prima por si mesma.

Sobre os autores:
George R. R. Martin: trabalhou dez anos em Hollywood como escritor e produtor de várias séries e filmes. Autor de diversos livros nos EUA e na Europa, foi em meados dos anos 1990 que Martin deu início a sua mais importante obra As Crônicas de Gelo e Fogo, que o tornou best-seller no mundo todo. É a saga de fantasia mais vendida dos últimos anos, vencedora de diversos prêmios, que ganhou uma grande produção da HBO e agora chega aos quadrinhos.

Daniel Abraham: foi indicado aos prêmios Hugo, Nebula e World Fantasy, e ganhou o Prêmio International Horror Guild. Adaptou para os quadrinhos outras obras de R. R. Martin, como Fevre Dream e a novela Skin Trade. É autor do roteiro original de Wild Cards: the Hard Call.

Tommy Patterson: ilustrou Frascape, para o Boom! Studios; a adaptação do filme The Warriors, para a Dynamite Entertainment; e Tales from Wonderland: the White Night, Red Rose e Stingers, para a Zenescope Entertainment.

20 de outubro de 2013

Os Últimos Dias de Krypton - Kevin J. Anderson

Lido em: Outubro de 2013
Título: Os Últimos Dias de Krypton
Autor: Kevin J. Anderson
Editora: Fantasy-Casa da Palavra
Gênero: Ficção Científica
Ano: 2013
Páginas: 464
Nota:
Sinopse: Antes do Apocalipse – que fez o bebê conhecido mais tarde como Clark Kent ser enviado à Terra – Krypton prosperava. Na cidade de Kandor, o cientista Jor-El e a historiadora Lara casaram-se e tiveram Kal-El, o único que sobreviveria ao fim do mundo. Tudo era harmonia e perfeição numa civilização com baixíssimo índice criminal, quando um alienígena invade o planeta e provoca uma tragédia irremediável para os kryptonianos. É a grande chance do diabólico General Zod tomar o poder e implantar uma ditadura que usará da invenção tecnológica de Jor-El para subjugar a todos. E em meio a tudo isso, uma tragédia fatal se aproximava – um destino catastrófico profetizado por Jor-El que mudaria a história kryptoniana para sempre...

Resenha: Os Últimos Dias de Krypton, escrito por Kevin J. Anderson e lançado pela Fantasy - Casa da Palavra, conta a história do que aconteceu em Krypton antes de Kal-El (que ficou conhecido como Clark Kent), único sobrevivente do apocalipse, ter sido enviado à Terra.
Krypton era um planeta próspero e pacífico, cuja civilização vivia acomodada e estagnada na fantasia de que a vida é boa como está e não precisa de mudanças, até ser sucumbido à tirania do General Zod, que por mais que tenha sido alertado por Jor-El sobre o final trágico que o planeta teria, não se importou e seguiu com seus propósitos adiante...
Jor-El é um importante e genial cientista que dedicou a vida às invenções e descobertas, sempre consideradas pelos governantes como perigosas, até conhecer e se apaixonar por Lara, uma historiadora e artista carismática, determinada e que tem o dom de enxergar a "essência" de alguém. Daí surgiu um romance incrível, e dessa união, nasceu Kal-El.
Jor-El fez de tudo pra poder alertar e salvar Krypton da destruição quando ele e o irmão, Zor-El, descobrem que o planeta estava em perigo devido ao risco de algumas catástrofes naturais ocorressem, e a visita de um alienígena desencadeia vários fatores que despertaram o pânico geral da sociedade e Zod se aproveitou dessa fragilidade para tomar o poder e posteriormente se revelar como um grande vilão. É um pouco estranho ler um livro sabendo que o mesmo terá um final trágico. E não pensem que isso é spoiler, afinal, o próprio nome do livro já indica que se trata dos últimos dias desse planeta... Resta ler para saber como tudo aconteceu.

Narrado em terceira pessoa de forma dinâmica e muito detalhada, é perfeitamente possível que até mesmo os  leitores que não são fãs ou não acompanham Super-Homem fiquem curiosos com os elementos presentes na história: Ficção científica, apocalipse, invasões, traições, conspirações e claro, um lindo romance...
Apesar de ser totalmente alheia à história do Super-Homem (eu adoro acompanhar as histórias de alguns super heróis, principalmente os da Marvel, mas o Super-Homem mesmo nunca me despertou a atenção nem curiosidade e a única coisa que sabia sobre ele era algo completamente superficial, pois nem séries ou filmes eu cheguei a assistir), o que foi o principal motivo de ter adiado a leitura desse livro, li sem expectativas e sem poder fazer comparações com a HQ para saber se a história faz jus ao que deveria ter sido, mas ainda assim fiquei bem impressionada como o autor deixa bem claro, mesmo através da ficção, que existem pessoas que não medem esforços em nome do poder, e este na grande maioria das vezes, fica concentrado nas mãos das pessoas com as piores intenções que podemos imaginar...

Considerei como um bom livro devido a excelente escrita e aos detalhes explorados com maestria, apesar de às vezes pensar que não se tratava de uma vida fora do planeta Terra por algumas similaridades com a vida aqui. Qualquer um pode ler o livro por se tratar do que aconteceu com uma sociedade cujo fim foi trágico, mas acredito que os fãs de Super Homem que conhecem a história ou queiram conferir para saber se foi ou não fiel vão ficar mais interessados e aproveitarem mais a leitura de Os Últimos Dias de Krypton.

19 de outubro de 2013

Novidades de Outubro - Cia das Letras/Seguinte/Paralela

Manual do Mimimi - Do casinho ao casamento (ou vice-versa) - Lia Bock
Lia Bock se considera uma ativista sentimental que ama amar as coisas. Depois de criar o blog mais acessado da revista TPM, Manual do mimimi marca a estreia de Lia no mundo dos livros. Em textos irônicos, ácidos, mas também sentimentais, além de profundamente sinceros, Lia (uma verdadeira expert nos assuntos do coração) - com charme e estilo inconfundíveis - falar com todas as mulheres: solteiras, casadas, recém-separadas e à procura. Manual do mimimi é uma reunião de textos publicados no blog Eu lia, tu lias, ilustrados por Zé Otávio.



Fome de Deus - Fé e espiritualidade no mundo atual - Frei Betto

Neste livro, Frei Betto, um dos mais importantes líderes espirituais brasileiros, aborda temas como a oração, o amor ao próximo, a fé e a vida de santos, sempre a partir de um ponto de vista contemporâneo. Por meio de textos simples e curtos, mas extremamente profundos, ele nos propõe um encontro transparente e frequente com Deus, uma experiência rica que é mais significativa do que imaginamos. “O que se busca não é ouvir falar de Deus, falar sobre Deus ou mesmo falar a Deus. Busca-se, sobretudo, deixar que Deus rompa o seu silêncio e fale no íntimo de cada um.”




Lições de amor - Garota <3 Garoto - Livro 04 - Ali Cronin
Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada. Afinal, como a garota conseguirá fazer um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta se mal consegue acompanhar as lições? Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai e Barbie, a namorada mais nova e controladora que ele arrumou, Donna vai atrás de um professor particular. Por um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra.
Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar a peça de Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O único problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela.
Desde que viveu uma experiência amorosa horrível, seu lema passou a ser “não deixe que se aproximem e nunca poderão machucá-la”. Agora ela precisa decidir se irá se proteger - evitando que Will chegue perto demais - ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor.

Quando você a viu pela última vez? - Só Perguntas Erradas - Livro II - Lemony Snicket

Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, Theodora S. Markson. Desta vez eles foram contratados pela família Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete. Então será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto's? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha? Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?

A Filha das Flores - Vanessa da Mata
Giza cresceu à beira de uma estrada que liga o norte e o sul do país. Sua geografia familiar, no entanto, pouco ultrapassa os limites da casa de infância, onde foi criada em meio às plantações de flores, ao pé do jardim. Os buquês e arranjos que lá eram preparados abasteciam toda a região, aproximando Giza de um universo de gente que ama, é rejeitada e morre, cada circunstância pedindo a sua própria flor. Assim, a menina, vivendo à sombra das tias, duas garotas que já encantavam os homens do vilarejo, encontrava seu jeito de vencer as cercas de casa. Mas, se das flores ela colecionava as histórias, das tias ela ganhava um vislumbre da vida adulta, que Margarida e Florinda, a despeito de serem pouco mais velhas, pareciam abraçar com naturalidade. Quase como uma estrangeira na casa, Giza passa a infância navegando pelos códigos e subentendidos da família, à beira de algo que ela parece prestes a compreender. Dona de uma imaginação prodigiosa, ela preenche esses espaços com doçura, humor e leveza, que a autora soube captar num estilo vivo e vibrante. Mas a menina cresce. E começa a saber de seu corpo, de suas vontades e de seus arredores. Viajando no carro que usa para entregar flores, ela ultrapassa os limites impostos pela família e chega a uma vila, lugar sobre o qual pairam histórias tenebrosas, e que ela passará a frequentar em busca de uma vida mais terrena.

Eu sou Malala - A História da Garota que Defendeu o Direito à Educação e Foi Baleada Pelo Talibã - Malala Yousafzai e Christina Lamb

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. “Sentar numa cadeira, ler meus livros rodeada pelos meus amigos é um direito meu”, ela diz numa das últimas passagens do livro. A história de Malala renova a crença na capacidade de uma pessoa de inspirar e modificar o mundo.


18 de outubro de 2013

Novidades de Outubro - Intrínseca

Minha breve história - Stephen Hawking
Um dos mais brilhantes cosmologistas da atualidade, Stephen Hawking conquistou o mundo todo com best-sellers que explicam os mistérios do universo. Em Minha breve história, o físico conta pela primeira vez detalhes de sua própria vida e evolução intelectual. O livro narra a improvável trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional.
Minha breve história mostra o universo que existe por trás do gênio e é o primeiro relato escrito inteiramente por Hawking desde Uma breve história do tempo. Com fotos pessoais, raramente publicadas, apresenta o leitor a um Hawking dedicado aos estudos e muito curioso; o brincalhão que já apostou com um colega sobre a existência de um buraco negro e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia.

A Casa de Hades - Rick Riordan

A missão dos semideuses para impedir as forças de Gaia de invadirem a Terra através das Portas da Morte parece destinada ao fracasso. Percy e Annabeth passam por grandes dificuldades no Tártaro, atormentados por ferimentos, fome, sede e os inimigos que espreitam na escuridão desse território sombrio e venenoso. Além disso, uma legião formada pelos monstros mais poderosos e fiéis a Gaia guarda as Portas da Morte, e a dupla definitivamente não está em condições de enfrentá-los.
No mundo mortal, a situação da tripulação do Argo II não é muito melhor. As forças de Gaia estão decididas a impedir os semideuses de chegar à Casa de Hades, nas terras antigas, para resgatar Percy e Annabeth e fechar definitivamente as Portas da Morte. Para piorar, Hazel, Leo, Frank, Piper e Jason estão numa encruzilhada onde todos os caminhos parecem levar ao fracasso da missão. Mas mesmo diante da enorme desvantagem, os semideuses da profecia sabem que sua única opção é tentar o impossível no maior desafio de suas vidas: A Casa de Hades, o penúltimo livro da série Os heróis do Olimpo.

O jantar - Herman Koch
Em uma noite de verão, dois casais se encontram em um restaurante elegante. Entre um gole e outro de vinho e o tilintar de talheres, a conversa mantém um tom gentil e educado, passando por assuntos triviais como o preço dos pratos, os aborrecimentos do trabalho, o próximo destino de férias. Mas as palavras vazias escondem um terrível conflito, e, a cada sorriso forçado e cada novo prato, o clima fica ainda mais tenso.






A arte do jogo - Chad Harbach

Henry Skrimshander, a grande aposta do time de beisebol da Westish College, parece destinado ao estrelato na grande liga, até que um arremesso de rotina sai desastrosamente do curso. Como consequência desse erro, o destino de cinco pessoas vira de cabeça para baixo.
Guert Affenlight, reitor da faculdade há muito tempo solteiro, se vê de repente perdidamente apaixonado. Owen Dunne, o colega de quarto e de time de Henry, envolve-se em um romance arriscado. Mike Schwartz, o capitão do time, se dá conta de que sua dedicação a Henry foi à custa de sua própria carreira. E Pella Affenlight, a filha de reitor, volta para a Westish decidida a começar uma nova vida depois de fugir de um casamento destinado ao fracasso.
Com o fim da temporada se aproximando, os cinco são forçados a confrontar suas mais profundas esperanças, angústias e segredos. Nesse processo, eles criam novos vínculos e ajudam uns aos outros a encontrar seus verdadeiros caminhos.

O jovem Sherlock Holmes – Tempestade de fogo (Vol. 4) - Andrew Lane
A casa de Amyus Crowe e Virginia está vazia, como se ninguém jamais tivesse morado lá. O misterioso desaparecimento dos dois leva o jovem Sherlock Holmes a uma nova aventura, com riscos maiores do que qualquer outra até então. Ao seguir as pistas deixadas por seu mentor, o rapaz vai parar na Escócia, onde sequestros e roubos de cadáveres o colocam diante de um adversário com poderes muito além de sua habilidade dedutiva: um homem que se diz capaz de controlar os mortos. Dessa vez, para salvar seus amigos, o jovem Sherlock Holmes terá que enfrentar algo mais perigoso do que nunca: as forças do inferno.




A Caçada (Vol. 1) - Andrew Fukuda

Há anos Gene vive disfarçado em meio aos colegas de escola. Ele é diferente dos outros. Não tem a força e agilidade dos demais alunos, é imune à luz do sol e não sente uma sede insaciável por sangue. Gene é um “eper”, um dos últimos humanos vivos do planeta. Para sobreviver, ele usa presas falsas, raspa todos os pelos do corpo, faz o possível para esconder seu cheiro e jamais abandona sua máscara. Sabe que não deve chamar atenção em um mundo onde o menor deslize pode ser fatal.
No entanto, a frágil segurança que criou é ameaçada com o anúncio de mais uma Caçada Eper, que deixa a escola em frenesi. Muitos colegas torcem pelo prazer de participar da competição. Outros estão céticos, pois acreditavam que os epers estivessem extintos. E Gene está apavorado com a possibilidade de ser descoberto e virar o prêmio do jogo.

Dever de capitão - Richard Phillips
Dever de capitão conta a história real de um marinheiro sob a mira de piratas somalis nos mares do leste da África. Em 2009, Richard Phillips, experiente oficial da marinha mercante dos Estados Unidos, assumiu o comando do navio cargueiro Maersk Alabama com a missão de transportar toneladas de alimentos desde Omã, na península Arábica, até o Quênia. Para isso, precisaria atravessar uma das regiões mais perigosas do mundo: o golfo de Áden, ao norte da costa da Somália, cujas águas são dominadas por piratas. Apesar de todas as precauções, o cargueiro é abordado por um pequeno grupo de piratas somalis armados, que rendem Phillips e tentam obrigá-lo a entregar a embarcação. A partir de então, o capitão e os invasores travam uma guerra psicológica pelo controle do navio — e pela vida da tripulação. Dever de capitão inspirou o filme Capitão Phillips, protagonizado por Tom Hanks.

16 de outubro de 2013

Super Oferta - Editora Fundamento


Já conhecem a Mega Promoção dos Selos da Editora Fundamento? Nela a Fundamento separou o primeiro volume de suas principais coleções e colocou o preço lá em baixo! São descontos arrasadores de mais de 50%. Estão na promoção títulos como Garotas da Rua Beacon, Rangers Ordem dos Arqueiros, Querido Diário Otário, A Lenda dos Guardiões e muitos outros! São mais de 10 títulos nos valores de R$9,90 e R$14,90. Imperdível, não é?

Então não perca tempo! A promoção é limitada, durando até o fim deste mês ou enquanto durarem os estoques. Clicando aqui você pode conhecer quais títulos fazem parte da promoção e aproveitar esse mega desconto!

15 de outubro de 2013

Promoção - Booklloween


De acordo com este site, Halloween (também conhecido como Dia das Bruxas) é o nome de uma celebração muito popular em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente os EUA), cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de outubro, véspera do feriado religioso "Dia de Todos os Santos", uma tentativa da Igreja Católica de erradicar o Samhain, famoso ritual pagão da Europa medieval. A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses à América, onde a festa é efusivamente comemorada seja com doces e travessuras ou, como é o caso dos leitores, com livros! Felizes, substituímos as fantasias de bruxas e abóboras com feições humanas pelas mais aterrorizantes histórias, lidas debaixo dos cobertores com a tradicional lanterna acesa!
Foi pensando nisto que os cinco blogs amigos "Livros e Rabiscos", "Livros e Chocolate", "Relíquias da Lylu", "Enquanto isso, na estante" e "Artesã Literária" se uniram para presentear seus leitores com cinco assustadores livros que, sem dúvidas, deixarão marcas permanentes na memória de quem se atrever a lê-los! Então, participe por sua própria conta e risco! Não nos responsabilizamos por possíveis danos psicológicos! (E, claro, leia o regulamento da promoção).
a Rafflecopter giveaway Boa sorte!

Os Adoráveis - Sarra Manning

Lido em: Outubro de 2013
Título: Os Adoráveis
Autora: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance, Juvenil
Ano: 2013
Páginas: 384
Nota:
Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ficaram pela primeira vez.

Resenha: Os Adoráveis, escrito por Sarra Manning e lançado pela Editora Novo Conceito, traz a história de Jeane Smith, uma garota de 17 anos independente, com estilo próprio e excêntrico, cheia de atitude e personalidade, que há um tempo atrás resolveu criar um blog, o Adorkable, para falar sobre seu estilo de vida, o que é uma inspiração para seus leitores e seu meio milhão de seguidores do Twitter. O blog fez tanto sucesso que foi premiado por diversos meios de comunicação e ainda ganhou um Bloggie Award, e ela ainda ganha uma boa grana através de palestras e consultoria sobre esse meio para empresas. Jeane é uma dork, ou seja, alguém que simplesmente não leva em consideração a opinião alheia sobre seu gosto pessoal.
O problema é que Jeane só possui todo esse status no mundo virtual, pois na vida real, principalmente na escola, é completamente sozinha, e a única pessoa que ela mantém um contato maior, é seu namorado esquisito, Barney, e nesse relacionamento falido não existe a menor química...
Eis que surge Michael Lee, um garoto que é o oposto de Jeane, do tipo popular que só vai olhar pra garota mais bonita da escola e ignorar todas as outras, incluindo Jeane que é e bem diferente das outras no que diz respeito ao seu comportamento e estilo estranho de se vestir, e ainda acha que internet e redes sociais são besteiras fúteis e inúteis. Ele namora Scarlett, que por ironia do destino se interessou por Barney, e o interesse foi recíproco...
Jeane e Michael, passam a se ver com mais frequência devido a traição dupla de seus namorados, e arriscam um beijo, e é partir daí que a história começa a se desenrolar, pois por mais que eles sejam opostos, passam a se conhecer e a não conseguirem mais ficar longe um do outro...
Narrado em primeira pessoa, e com alternância entre Jeane e Michael, Os Adoráveis é um livro de leitura bem fácil e várias pessoas podem se identificar um pouco com a situação em que Jeane se encontra... Uma pessoa cuja vida social online é bem sucedida, animada e movimentada, enquanto na vida real, mesmo morando sozinha e tomando conta da própria vida, ela passa despercebida. Ela também tem alterações de humor constantes e quando ficava "azeda" chegava a despertar minha completa antipatia.
Michael já é o contrário, pois é bem popular e vive de acordo com as regras e exigências dos pais.
Os demais personagens não são tão explorados, então a história fica mais restrita a Jeane e Michael, e por isso, achei que ficou tudo um pouco cansativo e até um pouco maçante de acompanhar.
Como casal, apesar de não ser algo totalmente original, foi algo que saiu um pouco do padrão, sendo Jeane a menina estranha e excluída (mesmo com sua vida de glamour nas redes sociais) com o garoto popular e querido.
Já conhecia a autora pela série Fashionistas e fiquei um pouco desanimada com mais um livro onde o mundo da moda (por mais que seja um estilo próprio) e questões adolescentes estejam sendo abordados mais uma vez... Mas ainda assim é um bom livro, pois retrata a atualidade expondo como hoje em dia tudo está ligado à internet, como se todos dependessem dela pra tudo. Apesar da história dar algumas voltas desnecessárias, vale a pena dar uma chance devido a mensagem nas entrelinhas. Às vezes o que é diferente não necessariamente é algo ruim... O final também foi bem satisfatório pra mim.
A capa descontraída combinou bem com o conteúdo do livro, cuja edição não deixou a desejar, seja com relação a diagramação, tradução e revisão por parte da Novo Conceito.
Recomendo o livro para todos aqueles que curtem uma leitura leve e que querem pensar um pouco acerca da importância de sermos nós mesmos em meio a grande necessidade da tecnologia, internet, redes sociais e afins em nossas vidas.

14 de outubro de 2013

A Chave para Rondo - Emily Rodda

Lido em: Setembro de 2013
Título: A Chave para Rondo - Livro 01
Autora: Emily Rodda
Editora: Fundamento
Gênero: Juvenil/Fantasia
Ano: 2011
Páginas: 304
Nota:
Sinopse: Importante! Gire a chave apenas três vezes. Nunca gire a chave enquanto a música estiver tocando. Nunca segure a caixa enquanto a música estiver tocando. Nunca feche a tampa antes de a música acabar. Ao se tornar dono da caixa de música que estava em poder de sua família havia várias gerações, o garoto Leo Zifkak não tem a menor intenção de quebrar nenhuma dessas regras.
O mesmo não se pode dizer de sua prima Mimi, que desobedece a uma delas e traz de volta uma magia há muito adormecida. Está aberto o portal para Rondo, o mundo mágico contido na caixa de música!
Quando a traiçoeira Rainha Azul sai de dentro da caixa e sequestra o cãozinho de Mimi, os primos partem em uma perigosa e inesquecível jornada para resgatá-lo. Enquanto percorrem as desconhecidas paisagens de Rondo, os dois descobrem que têm tarefas ainda mais difíceis pela frente. E que há uma forte ligação entre eles e aquele estranho lugar...
Mas como sobreviver em uma terra onde feiticeiras, dragões, animais falantes e outros seres fantásticos são lugar-comum e não tão inofensivos quanto parecem?

Resenha: A Chave para Rondo é o primeiro volume da trilogia "Rondo", escrita por Emily Rodda, conhecida pela saga Deltora Quest, e lançado no Brasil pela Editora Fundamento.
O livro nos apresenta Leo, um garoto bastante responsável que recebe uma caixa de música muito bonita e decorada de herança da tia. A caixa vem com regras muitos importantes, e Leo não pretendia quebrar nenhuma delas, afinal, a caixa estava sendo passada de geração em geração e o garoto se preocupou em manter a tradição, cuidando da relíquia.
Porém, Mimi, a prima do garoto que está passando uma temporada em sua casa, é uma garotinha extremamente teimosa, e não se importou quando resolveu girar a chave mais vezes do que o permitido, só pra ver o que iria acontecer, tirando Leo do sério... E para a surpresa de todos, as figuras estampadas na caixa ganham vida, o portal para o mundo mágico de Rondo é aberto, e a Rainha Azul aparece no quarto do garoto... A rainha sequestra Brutus, o cachorrinho de Mimi, e o leva para Rondo, e deixa com Leo a chave para o mundo mágico. Agora os dois irão embarcar numa grande aventura a fim de resgatarem Brutus e conhecerem Rondo...

A Chave para Rondo é narrado em terceira pessoa, de forma bem fácil e fluída, e apesar de não ser tão original, a ponto de ser possível identificarmos elementos já vistos em outras histórias, é uma leitura muito gostosa de acompanhar. Tudo é detalhado com perfeição e é perfeitamente possível nos imaginarmos dentro da história, vivendo as mesmas coisas que os protagonistas.
Os personagens são muito bem construídos, mas fiquei um pouco incomodada com o comportamento egoísta e muito mimado de Mimi, que é cheia de vontades, mas nem sempre a pessoa demonstra aquilo que realmente é, e é possível perceber isso na garota, que no fundo deve sentir falta de atenção e usa a malcriação para conseguir o que quer.
Acho que o sequestro do cãozinho de Mimi foi um motivo um pouco bobo para que as crianças embarcassem nessa aventura, principalmente levando em consideração que Leo não suportava a prima e ainda assim resolveu ajudá-la, mas devido a história ser voltada ao público infanto juvenil, acredito que não tenha sido um ponto negativo, mas sim algo que vem com uma mensagem de tolerância e de que a família deve vir em primeiro lugar.
Já Leo é um garoto que não quer demonstrar que depende de ninguém. Ele arregaça as mangas e corre atrás do que quer, mesmo que tenha pouca idade.
A fantasia que encontramos em A Chave para Rondo vai agradar leitores de todas as idades devido a criatividade admirável da autora em combinar elementos fantásticos e agradáveis de se acompanhar.
Os capítulos são bem curtos o que torna a leitura bem rápida. A capa ilustra bem a caixinha mágica e a diagramação é ótima. As páginas são enfeitadas, a letra tem um tamanho ótimo e a editora Fundamento está de parabéns pelo cuidado com a edição.
Recomendo muitíssimo a leitura e estou bastante animada para continuar acompanhando a história em O Mago de Rondo.